DNJ reúne mais de 900 jovens na Diocese de Votuporanga

DNJ reúne mais de 900 jovens na Diocese de Votuporanga

A Diocese de Votuporanga promoveu no último dia 30 de setembro o DNJ –Dia Nacional da Juventude, reunindo mais de 900 jovens de diferentes cidades para um momento de unidade, fraternidade e louvor. O evento aconteceu na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”, com o tema “Juventude: Sal da Terra e Luz do Mundo”, a partir da proposta da CNBB “Juventude construindo uma cultura de paz”.

A programação contou o missionário Gabriel Tannus, a garota sentinela Andressa Uller, Frei Isaac Prudêncio e as bandas católicas da Diocese: Lectus, Razão de Louvor, Néos e Movidos pelo Espírito Santo. As atrações envolveram ainda procissão; interação com os grupos de animação de Votuporanga; teatro com o grupo JUFÉ; dança com o Ministério Nos Passos de Maria; Santa Missa na Catedral Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Moacir Aparecido de Freitas; e Adoração ao Santíssimo Sacramento. O diferencial ficou para o Espaço Vocacional, com congregações religiosas, novas comunidades e movimentos; equipes de Pastorais Diocesanas, como a Saúde, Vocacional e Familiar; e confissões.

No momento da procissão, os jovens puderam meditar e contemplar os sofrimentos de Jesus Cristo. “Participar do DNJ foi uma emoção e uma experiência de fé inexplicável, ainda mais contribuindo com a representação de um dos momentos do flagelo de Jesus, sendo evangelho vivo. É muito gratificante, agradeço a Deus pela oportunidade de servir e poder ser instrumento da sua palavra”, conta Marcelo Aparecido Garcia Borges, da Paróquia São João Batista e São Cristóvão, de Tanabi, que representou Jesus.

Para Maria Vitória, da Paróquia São João Batista, de Nhandeara, as experiências vividas no DNJ ficaram marcadas. “Esse evento é muito importante para todos, principalmente, aos jovens que muitas vezes se afastam de Deus por conta das coisas que o mundo oferece. Devemos nos lembrar que nós somos o futuro da nação, temos o dever de levar a palavra de Deus ao mundo.”

O DNJ é uma realização do Setor Juventude e visa celebrar a vida e provocar nos jovens um verdadeiro seguimento de Jesus Cristo. “Os jovens mostraram a unidade das paróquias da nossa Diocese, dinamizaram momentos de integração, assumiram atividades em conjunto, além disso, por meio da programação cada grupo pôde expressar seu carisma e espiritualidade. Enfim, construímos um DNJ com a cara da juventude da Diocese de Votuporanga”, destaca a coordenadora Daiane Ribeiro Nascimento.

Para o padre assessor do Setor Juventude, Michel Henrique Garcia Candeu, as expectativas foram superadas. “Foi um momento no qual os participantes puderam vivenciar o ser jovem, refletindo como ser sal da terra e luz do mundo e a essência da juventude nos dias atuais, não perdendo a característica, mas sim, vivenciando o que a Igreja pede diante do amor de Deus. Estamos muito felizes com os resultados e já podemos nos preparar para o DNJ 2019”.

As fotos do evento podem ser conferidas nas redes sociais do Setor Juventude, no Instagram e no Facebook.

Por Daiane C. Ribeiro Nascimento com colaboração do Seminarista Ancelmo José Lino

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email