DNJ da Arquidiocese de Niterói reúne 5 mil jovens no Dia Mundial das Missões

DNJ da Arquidiocese de Niterói reúne 5 mil jovens no Dia Mundial das Missões

DNJ Niterói

O dia 19 de outubro foi um domingo inesquecível para mais de 5 mil jovens da Arquidiocese de Niterói, no Rio de Janeiro.  Em Cabo Frio, no Vicariato Lagos, aconteceu o Dia Nacional da Juventude que, este ano, foi celebrado junto com o Dia Mundial das Missões.  Mais de 15 palestras, Santa Missa, adoração e show estiveram na programação do evento. 

O DNJ, realizado no Complexo Esportivo Aracy Machado, começou às 8h30, com animação e oração conduzida pela Infância e Adolescência Missionárias. Logo depois, às 9h30, o arcebispo Dom José Francisco Rezende celebrou a Santa Missa, que foi concelebrada por nove padres da arquidiocese. Na Homilia, Dom José ressaltou a importância de rezar pelos missionários, que deixam casa e família para anunciar Jesus em outras nações, sobretudo, pelos que sofrem perseguições. Ele também convidou os jovens presentes a ter coragem para irem em missão.

“Todos nós somos chamados a ser missionários e devemos sempre dar o testemunho de Jesus, vivendo a nossa comunhão com a Igreja, a nossa fé e testemunhando ao mundo que Jesus é o Senhor de nossas vidas. Somos chamados a ser uma Igreja em saída”

Na Missa, várias surpresas para os jovens: foi apresentado o logo oficial do Setor Juventude da arquidiocese, depois de meses de expectativa – o concurso para escolher o desenho foi lançado em maio. Além disso, foi anunciado que a Arquidiocese de Niterói viverá a pré Jornada Mundial da Juventude, em 2016, na Diocese de Kielce.

O final da manhã e a tarde foram de formação. Às 11h30 começaram as atividades simultâneas nas cinco tendas: Vocação; Mídia; Teologia do corpo; Missão e Fé e razão. Os jovens puderam escolher entre as 15 palestras que aconteceram (foram três por oficina). Entre os temas abordados, Teologia do Corpo; Tráfico Humano; Valorização da Vida; Ideologia de Gênero; Uso cristão de Redes Sociais e Vocação de Maria. Os jovens contaram ainda com confissão durante todo evento e exposições sobre vocação e expressões juvenis.

A palestra central do evento, feita pelo padre Daniel Rochetti, do Conselho Missionário do Regional Leste 1, foi sobre o tema do evento: “Uma Igreja em Saída / Enviou-me para anunciar a libertação”.

“A vida é feita de escolha, a oferta é tua e o perfume é teu, cabe exclusivamente a você a coragem de quebrar o seu vaso de perfume e espalhar o amor de Jesus entre todas as nações. E que assim como a mulher que derramou seu perfume mais precioso em Jesus, possamos amá-lo por igual, derramando e entregando a nossa vida por Ele e para Ele”, disse.

Depois da palestra, jovens participaram de um momento adoração. O DNJ foi encerrado com o show do cantor Diego Fernandes.

Padre André Luís Bastos Siqueira, assessor arquidiocesano do Setor Juventude, destaca o empenho dos jovens em participar do DNJ, apesar dos obstáculos. Ele lembra que o sono da juventude foi reduzido, por causa do início do horário de verão, que a maioria dos jovens percorreu mais de 100km para chegar ao local do evento e, na volta para casa, enfrentaram congestionamento. “O DNJ foi muito bom, foi o mais formativo e diversificado que tivemos até hoje”, disse.

Para Wanderson Marins, coordenador arquidiocesano do Setor Juventude, o DNJ é um momento de celebrar a diversidade e criatividade do jovem, com as expressões juvenis da arquidiocese. “Um grande encontro como esse ainda tem como objetivo mostrar a unidade da Igreja, embora possamos ter carismas e dinâmicas diferentes, todos esses jovens estão unidos pela mesma fé e amor a Jesus Cristo”, avalia.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email