DNJ 2017 supera expectativas dos organizadores na Diocese de Serrinha

DNJ 2017 supera expectativas dos organizadores na Diocese de Serrinha

O Setor Juventude da Diocese de Serrinha/BA realizou nos dias 27, 28 e 29 de outubro o Dia Nacional da Juventude, reunindo jovens das várias paróquias que compõem a diocese, bem como das diversas expressões juvenis. O evento começou na sexta à noite com a acolhida e missa de envio dos jovens missionários.

No sábado, os jovens levaram a palavra de Deus, o anúncio querigmático e o convite para celebrar esse belo dia. A missão aconteceu na zona urbana e rural das Paróquias Bom Pastor e Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que estiveram à frente da organização. Os missionários mais uma vez ficaram muito felizes e renovados com a missão, e as famílias que receberam as visitas ainda mais, como foi possível perceber no relato de dona Lurdes, comunidade de Cajueiro Grande, zona rural, que esteve de coração aberto para receber a visita e se emocionou ao contar: “Recebi Jesus na minha casa, é isso que todos nós precisamos… Jesus na nossa casa”, um testemunho cheio de fé, esperança, amor e emoção. Reforçando para a equipe a importância dessa missão jovem pré DNJ.

No domingo as atividades aconteceram no ginásio poliesportivo do Centro Juvenil Santo Alessandro (CJSA) em Serrinha, a casa da juventude na diocese e sede do Setor Juventude, tendo início com a acolhida e animação dos jovens. Motivados pelo tema “Juventudes em defesa da vida dos povos e da mãe terra” cerca de 5 mil jovens participaram da celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Ottorino Assolari, visivelmente emocionado ao ver o espaço lotado.

Em sua homilia o bispo exortou: “Jovens, tenham coragem!”, agradeceu-os e reforçou a importância do amor com Deus e com o próximo, um amor sem fim que não é uma obrigação, mas uma necessidade: “não há ninguém melhor do que Deus para nos ensinar a amar”, expressou. Assim como o Papa Francisco fez na JMJ, ele também perguntou aos presentes: “É possível contar com vocês para mudar o mundo?”, obtendo uma resposta positiva completou com uma voz forte e encorajadora: “Os jovens não podem sumir da igreja após o DNJ!”

Dom Ottorino disse ainda que a juventude não pode se permitir ser vítima das felicidades momentâneas, uma felicidade passageira e concluiu questionando: ‘Vocês já tiveram a coragem de olhar Jesus nos olhos e perguntar: o que queres que eu faça Senhor?’

Em nome de todos os jovens da diocese, Padre Rodrigo Oliveira, assessor e coordenador do Setor, agradeceu ao bispo por tanto empenho e dedicação para que o ginásio ficasse pronto para uso no DNJ, e reforçou o pedido de ajuda aos jovens para que sejam colaboradores nesta bela obra de evangelização que ainda precisa ser finalizada.

A animação do evento ficou por conta das bandas Axê, Kerigma e GJAVE, que fizeram o público levantar poeira e estremecer aquele espaço. Tiveram também a oportunidade de refletir sobre o tema e sobre o lema do DNJ com duas apresentações preparadas por jovens das paróquias organizadoras. Simultaneamente às atividades no ginásio, os jovens tiveram a oportunidade de, através de tendas montadas no espaço interno do CJSA, conhecer um pouco mais da história das CEB’s, ter contato com materiais produzidos pela APAEB – uma associação que beneficia produtos da caatinga, mas que tem como carro chefe os produtos derivados do sisal, bem como um espaço voltado ao bioma da região, a caatinga. Na capela o Santíssimo esteve exposto para adoração. Enfim,

No final da tarde a banda Kairós puxou um ‘arrastão’ do CJSA até a igreja da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida para encerrar as atividades, cerca de 10 mil pessoas acompanharam o trio, um percurso feito com muita animação e energia que contagiava quem estivesse como espectador. Uma demonstração pública de fé e de alegria, mostrando o rosto jovem da igreja para aqueles que ainda não conhecem. Ao final do percurso foram distribuídas mudas de plantas da caatinga. E o próximo DNJ já tem local garantido, em 2018 é a cidade de Nova Fátima que sediará o encontro.

Colaboração: Equipe de comunicação Diocese de Serrinha/BA

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email