Diocese de Valença recebe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Diocese de Valença recebe os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Símbolos acolhidos na Matriz de Vassouras, Diocese de Valença (RJ)

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora chegaram à Diocese de Valença (RJ), no dia 28 de abril, levados por representantes da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda e entregues ao Bispo Dom Elias Manning.

No mesmo dia, após serem conduzidos, em carreata, pelas principais ruas da sede diocesana, foi celebrada uma solene missa na Catedral de Nossa Senhora da Glória, seguida por um show católico com Eugênio Jorge e banda Mensagem Brasil.

Já no dia 29 de abril foi a partida dos Símbolos para o Município de Rio das Flores, com missa e visita ao hospital e escolas da cidade. No final do dia os Símbolos retornaram para a cidade de Valença.

A cruz e o Ícone de Maria passaram pelos distritos de Parapeúna, Pentagna, Santa Isabel, Conservatória e Barão de Juparanã, onde houve uma carreata e vigília na Igreja Matriz.

Na cidade de Vassouras, em 1º de maio, houve concentração a partir das 8h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro. Depois, grande número de fiéis participou de uma carreata pelas ruas da cidade. Os jovens levaram os Símbolos até a Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa. Após este grande momento de louvor e adoração, os Símbolos foram conduzidos para Governador Portela.

Para Padre Abimar Oliveira de Moraes, responsável pela Pastoral da Juventude em Vassouras, “A passagem dos Símbolos é uma grande confirmação de que todos os esforços que temos feitos em nossa diocese em prol da JMJ são mais do que válidos. Estes três primeiros dias têm sido de grande benção para nossos fiéis, em especial para os jovens. Temos certeza de que este ano da fé, produzirá muitos e especiais frutos em nossas terras”, afirma.

Testemunho

Na Diocese de Valença, quem são as pessoas que têm contato com os Símbolos da JMJ?

Na realidade, são crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais. Jovens do campo e da cidade. Jovens das pastorais da juventude que vivem o seu ministério nas comunidades rurais, nos meios populares, no mundo estudantil. São jovens de movimentos, de novas comunidades, do mundo universitário e das congregações que têm carisma voltado para a Evangelização da juventude, de maneira especial as Religiosas da Divina Providência, Congregação dos Santos Anjos, Congregação das Filhas do Divino Zelo que mantém Colégios em nossa Diocese, com a oferta de Ensino Fundamental, Médio e Cursos Técnicos.

Que olhares os jovens tem para com Cruz  e o Ícone de Nossa Senhora?

Muitos olham pedindo a Deus libertação. Quando o jovem é desempregado, pede a Deus emprego; quando é dependente químico, pede a Deus cura; quando vai mal na escola, pede a Deus que melhore… outros olhares são de piedade e agradecimento. Alguns procuram olhar a Cruz, entender o sofrimento de Cristo. Mas muitos olham a Cruz como sinal do Amor de Deus por nós. Com esperança, pois Cristo vive. O olhar mais comovente que vi foi uma jovem de uma das Paróquias de nossa Diocese pedindo para Deus curar a mãe que esta com câncer. Enfim, os olhares sempre buscam a misericórdia de Deus.

Os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude pode converter alguém?

Sim. Quando a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora passam no meio da multidão, as pessoas que não creem procuram saber por que tantas multidões andam atrás de uma Cruz de madeira e de um Ícone de Nossa Senhora.

O que se espera com a passagem dos Símbolos da  JMJ pelas Paróquias da Diocese de Valença?

Que tudo isso ajude a juventude a fortalecer a Fé e principalmente a viver intensamente a proposta do Documento de Aparecida, ou seja, serem verdadeiros discípulos de Cristo e autênticos missionários. Esperamos que a Cruz e o Ícone ajudem os jovens a reafirmarem sua opção fundamental por Cristo e pela Igreja. Ajude os jovens fazer seu projeto de vida e pautar seu caminho na Pessoa de Jesus Cristo. Ajude os jovens a não perderem de vista a ternura de Deus.

Enviado por jovens da Diocese de Valença

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email