Diocese de São José do Rio Preto forma comissão para o Setor Juventude

Diocese de São José do Rio Preto forma comissão para o Setor Juventude

SJSJRP

Apresentando elementos referentes à realidade do jovem no país, Pe. Sávio iniciou sua fala mostrando o quanto é necessário para a sociedade o protagonismo juvenil responsável e engajado.

– Os documentos da Igreja iluminam determinadas realidades. Eles dão pistas, mas o desenvolvimento das ações concretas deve começar nos nossos grupos. Nós precisamos ser mais profundos. Onde estão os nossos debates? – questionou o assessor.

Outro ponto destacado considerou a pluralidade e a diversidade dos carismas existentes. Caracterizado como espaço de comunhão e participação, o Setor Juventude, segundo o Pe. Sávio, precisa envolver vários organismos e pastorais.

– Trabalhando em conjunto, nós teremos respostas mais claras – completou.

“Nós precisamos abrir as portas da Igreja para os jovens”

A estruturação do Setor Juventude, na Diocese, reflete preocupação antiga da Igreja local. O Plano de Pastoral, efetivado em 2009, destaca – como um de seus compromissos – o trabalho com jovens.

 – Nós queremos agir em comunhão. Para isso, precisamos nos organizar – disse o assessor diocesano do Projeto Juventude, Pe. Silvio Roberto dos Santos.

Fruto do encontro, a formação de uma comissão formada por representantes regionais e líderes de movimentos animou o bispo de São José do Rio Preto, dom Paulo Mendes Peixoto. “Está na hora do jovem tomar consciência e encontrar o seu espaço na política, na sociedade e na própria Igreja”, disse ele.

Madri 2011

Projetando a presença de mais de 15 mil jovens brasileiros, Pe. Sávio disse que a participação do país na Jornada Mundial da Juventude, que acontece na Espanha, é a maior de todos os tempos. 

A Diocese de São José do Rio Preto enviará 4 representantes ao encontro. Além deles, outros 36 jovens do Caminho Neocatecumenal local também estão inscritos.

– Tragam nova força para a nossa Igreja – pediu dom Paulo ao encerrar a formação com o Pe. Sávio. Missa concelebrada pelo coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Natalício dos Santos, marcou o envio dos jovens.

Por André Botelho, assessor de comunicação da Diocese de São José do Rio Preto

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email