Diocese de Santos (SP) realiza gincana de preparação para a JMJ 2013

Diocese de Santos (SP) realiza gincana de preparação para a JMJ 2013

GDJ_Santos

A GDJ também marcou o início da peregrinação da réplica da Cruz da JMJ que deverá percorrer as todas as paróquias da diocese. “A gincana tem como tema Coragem, Jovem, a Palavra de Deus permanece em vós’ e propõe que os jovens se encorajem e acreditem que Deus os acompanha em todos os momentos, sendo sua presença revelada na Palavra que ele deixou, mostrando que não é necessário temer as coisas do mundo”, explica o padre Felipe Gonzalez, assessor diocesno da Juventude.

Com isso, o lema da GDJ, “Os Ministérios são diversos, mas um só é  Senhor” (1Cor 12, 5), representa os propósitos da Comissão Diocesana da Juventude, mostrando que diversos são os ministérios dos jovens, mas todos pregam e comungam um único Deus e Senhor.

Rafael Oliveira Nascimento, um dos coordenadores da Gincana, destaca que “um dos principais objetivos da Comissão para Juventude de Santos é o de romper as barreiras que separam cada movimento juvenil e manter todos num só Espírito, sem que cada grupo perca sua identidade”.

A missa presidida pelo bispo diocesano, dom Jacyr Francisco Braido, e a benção da réplica da Cruz Peregrina da JMJ deu início às atividades. Durante todo o dia, a juventude participou de brincadeiras, dinâmicas, mas sem deixar de lado a espiritualidade, com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e partilhando suas experiências, desafios e os trabalhos desenvolvidos em suas paróquias, pastorais e movimentos.

Gincana contou com  presença de adolescentes e jovens de 20 paróquias, que foram divididas em sete equipes. Durante o evento, cada torcida apresentou seu mascote, grito de guerra e espírito participativo. Ao final da gincana, todas as igrejas ganharam exemplares do catecismo jovem Youcat, para motivar o estudo do catecismo nas reuniões dos grupos de jovens.

Já para se preparar, os jovens receberam uma tarefa: vender uma rifa no valendo um netbook. A venda gerou pontos para a Equipe e o dinheiro arrecadado reverterá em fundos para a JMJ. “Calculamos que cada jovem deva se preparar para um gasto de aproximadamente R$700,00 para ir ao Rio, considerando passagens de ônibus, inscrição e eventuais gastos. Por exemplo, o fretamento do ônibus custará R$6000,00. O que estamos buscando é justamente arrecadar recursos  para abater neste preço e não tornar tão pesados os custos para os jovens”, explica Rafael.

 

Guadalupe Mota – Diocese de Santos

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email