Diocese de Montenegro (RS) realiza Curso de Dinâmica para Líderes

Diocese de Montenegro (RS) realiza Curso de Dinâmica para Líderes

E-Ai-tche

Nos dias 17, 18  e 19  de abril, foi realizado o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) da Diocese de Montenegro (RS), contando com a presença de 17 jovens cursistas. O curso teve como estrutura a Escola Prudente de Moraes, da localidade de São Benedito, em Harmonia, na Área Pastoral de Bom Princípio, e foi conduzido pelo assessor jovem Neilor Schuster e jovens do Setor Juventude, contando com uma empolgada equipe de apoio.

O CDL girou em torno de aprendizados sobre o auto-conhecimento e dignidade da pessoa humana, a dinâmica de grupo e importância do trabalho do líder também dentro da comunidade. Teve como objetivo a formação dos líderes já existentes nas comunidades e a fomentação da necessidade de multiplicar o conhecimento e participação ativa do jovem na sociedade.

A jovem Cristina Bieger ressaltou que: “No domingo, conforme o término do curso se aproximava, fiquei com gostinho de quero mais, de que não acabasse ali. Mas no fundo sei que não acabou, pelo contrário, é uma longa caminhada que se inicia. E agora, sinto-me mais preparada para traçá-la e fazer com que mais jovens se juntem a mim. Obrigada CDL, pela oportunidade. Obrigada, Senhor, por absolutamente tudo.”.

Já o jovem Geyser Fernandes comentou: “Acontece que muitos grupos de dentro da Igreja, quando falam em curso, é normal se pensar em retiro, mas esse curso era, na verdade, de como ser um líder, focando em situações e jeitos de pensar, interagir e expor as ideias, respeitando as de seu grupo. Seus promovedores buscam lhe incentivar que você faça o curso acontecer de um modo diferente do que qualquer outro, um curso que enquanto você aprende já põe em prática o que se está sendo falado. Foi muito estimulante e recomendo a todos. Ele me fez crescer mais como pessoa e, também, como líder. Hoje ao final do CDL estou muito ansioso para colocar em prática aquilo que aprendi dentro do meu grupo de jovens, da minha comunidade, da minha área e, principalmente, dentro de minha diocese”

Para o Demerson Motta, “o CDL me fez parar, refletir e pensar que o mundo precisa de mudanças e eu posso sim fazer parte desta mudança. Se era motivação que eu precisava, pois então, agora estou motivado. Não só eu mas tenho certeza que todos que estavam lá presentes estão, é impossível não estar. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desta coisa tão especial que passamos em um final de semana, e foi tão bom que tenho certeza que levarei todos e tudo eternamente comigo”

Conforme a equipe de assessores, o curso foi bastante motivador e despertou o sentimento de unir os diversos grupos e carismas por um ideal, que é Jesus Cristo, destacando a capacidade dos jovens que se dispuseram a, de fato, realizar a “experiência CDL”. “Ficamos muito felizes ao ver esses jovens saindo daqui com brilho nos olhos e vontade de servir. Acreditamos na força do jovem e queremos agradecer a toda a equipe que tornou esse curso possível. Em especial aos padres que têm nos apoiado e fomentado a liderança juvenil em suas comunidades!”, destacam os assessores.

Agora, inspirados pela motivação da messe ser grande e os operários serem poucos, estes jovens tem a missão de levar esse conhecimento para suas comunidades e multiplicar essa experiência cristã.

 

Por  Gabriela Mendel, de Montenegro.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email