Diocese de Jundiaí (SP) celebrou Jornada da Juventude

Diocese de Jundiaí (SP) celebrou Jornada da Juventude

“Faça-se em mim segundo a sua palavra”. Esse foi o tema da 7ª Jornada Diocesana da Juventude da Diocese de Jundiaí (SP), que aconteceu entre os dias 19 e 21 de julho na cidade de Itu (SP). A JDJ aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e contou com 620 jovens, que representaram as 11 regiões pastorais da diocese e foram acolhidos por 133 famílias.

O início aconteceu com a chegada dos jovens paróquia. Após o credenciamento e lanche, foi celebrada uma missa de acolhida presidida. Em seguida, os jovens foram apresentados às suas famílias acolhedoras, que com muito carinho serviram todo o conforto de um lar, todo amor de uma família e todo o acolhimento necessário.

No sábado de manhã, as atividades foram realizadas em três locais diferentes: Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Comunidade Nossa Senhora de Fátima e a Escola Estadual Cícero Siqueira Campos. O dia se iniciou com as animações, oração das Laudes e o terço e logo após, a primeira pregação com o tema “Faça-se em mim segundo a sua palavra”, levando o jovem a refletir sobre o “SIM” de Maria e de como internalizar esse sim na vida de cada um.

Após esse momento, todos voltaram para a paróquia para o almoço e retornamos as atividades com a catequese “O sentido da vida do jovem”. Esse tema tratava das aflições e da realidade de cada jovem e da importância de fazer a diferença no mundo. Ao final dessa catequese, a organização composta pelo colegiado diocesano com o apoio dos coordenadores regionais dos jovens realizaram a Via Sacra, que passou pelas ruas do bairro. Lá, houve um omento de entrega Mariana e uma adoração ao Santíssimo. Momento de grande emoção e muita alegria, sendo o momento ápice já aguardado em todas as jornadas realizadas na diocese.

No domingo, as atividades começaram na Escola Estadual Cícero Siqueira Campos, com animação e a consagração da juventude à Maria, um momento ímpar, de entrega, amor e partilha. Em seguida, o colegiado diocesano fez uma retrospectiva referente ao “Triênio Mariano”, que foi proposto para a realização das JDJ’s em todo território nacional. Essa reflexão leva o jovem a caminhar olhando para o passado (2017), caminhar olhando para o presente (2018) e caminhar olhando para o futuro (2019), fazer sempre a memória desse passado, ter coragem no presente e ser esperança no futuro. E esses temas sempre foram conduzidos a partir das três virtudes teologais: Fé, Caridade e Esperança.

Após a explanação sobre o sentido da JDJ, aconteceram os testemunhos que abrilhantaram e aqueceram as vivências e experiências com Deus, com os irmãos e com a fé renovada em Cristo Jesus. A presença de religiosas com a juventude durante esse final de semana se fez necessária e muito importante, para orientação, chamado e vivências.

Os jovens saíram em caminhada até a Paroquia Nossa Senhora Aparecida e lá, o bispo diocesano, Dom Vicente Costa, fez toda a juventude adentrar a igreja pela porta central. As palavras do Bispo para a juventude foram claras: Acolher. Acolher a igreja, acolher a Cristo como Marta e Maria fizeram, que se deve ter um pouco de cada uma para levar a missão do acolher esse Jesus que se faz presente na juventude e na Igreja.

por Cândido Storto, Diocese de Jundiaí (SP)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email