Diocese de Jales em saída, a caminho da missão permanente

Diocese de Jales em saída, a caminho da missão permanente

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa em um emaranhado de obsessões e procedimentos”, diz o Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. A Diocese de Jales tem se empenhado cada dia mais para viver de fato este pedido do pontífice. No mês de junho, o Setor Juventude da diocese, assessorado pelo Pe. José Antônio Soares, reuniu aproximadamente 250 jovens e assessores adultos na Missão Jovem Diocesana, que foi realizada em Pereira Barreto.

O Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, que acompanhou toda a programação dos jovens, destacou em sua homilia a necessidade dos jovens serem Igreja em Saída no ambiente em que frequentam e incentivou os grupos de jovens a não ficarem presos nas igrejas e salões, para realizar os encontros de oração. Ele afirmou que para que se tenha o equilíbrio da vida em comunidade é necessário promover a cultura do encontro. Os jovens são convidados a promoverem suas missões na própria comunidade que frequentam.

Missão Humanitária UniVida

Além da Missão Jovem, de hoje, dia 6, até o dia 13 de julho, se realizará a Missão Humanitária UniVida, em Dourados-MS, na Aldeia Indígena Jaguapirú, promovida pela Pastoral Universitária em parceria com diversas universidades. Aproximadamente 275 universitários e agentes de pastoral participarão da missão.

“A UniVida promove o voluntariado, especialmente do estudante universitário, com a intenção de sensibilizá-lo socialmente e de humanizá-lo para sua prática profissional em prol dos excluídos” afirma o assessor diocesano da Pastoral Universitária e responsável pelas Missões Univida, Pe. Eduardo Alves de Lima.

Como igreja em saída, também faz parte do Calendário Diocesano a Semana Missionária Diocesana, que se realizará em três pontos da diocese nos dias 18 a 22 de julho. Os Setores Pastorais de Fernandópolis e Ouroeste se reunirão em Indiaporã; os Setores Pastorais de Jales e Santa Fé do Sul, na Paróquia São José Operário em Jales; e os Setores Pastorais de Auriflama/Salgado, Pereira/Ilha e Palmeira D’ Oeste se reunirá em Itapura. Algumas comunidades da diocese já vivenciam a missão permanente, onde saem ao encontro do outro, com maior frequência, muitas vezes com visitas semanais ou mensais, nas casas das famílias da comunidade local.

por Edivaldo Mella Janasco, assessor de comunicação da Diocese de Jales

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email