Diocese de Imperatriz recebe capacitação da Pastoral Juvenil Nacional

Publicado em 16 de junho de 2016 Por Seja o primeiro a comentar!
O evento reuniu diversos líderes jovens na cidade de Imperatriz-MA

Foto: Setor Juventude – Imperatriz-MA

Jovens da Diocese de Imperatriz participaram do módulo presencial da Capacitação Para Lideranças Juvenis. O encontro, que ocorreu nos dias 11 e 12 de junho, teve por objetivo auxiliar na formação dos jovens e discutir os desafios de ser líder dentro da igreja. Em Imperatriz-MA, a formação foi organizada pelo Setor Diocesano de Juventude. 

O módulo presencial do curso para lideranças foi ministrado pelo secretário nacional da Pastoral da Juventude Estudantil-PJE, Iago Ervanovite, também  membro da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional (CPJN). Para ele, a diversidade de carismas ratifica que somos uma única Igreja guiada pelo Espírito Santo. “Quando a gente fala em evangelização de juventude não podemos pensar que existe um único caminho, o certo e o errado, mas vários caminhos. Isso demonstra até a riqueza do Espírito Santo que se manifesta de diversas formas”.
Ervanovite destacou ainda que participar da capacitação em várias regiões do país, possibilita a partilha de experiências da vivência da fé e que embora haja diversidade, a comunhão em ser Igreja é o que prevalece. “É importante que o jovem reconheça a diversidade na sua realidade local e fazer esse curso a nível nacional possibilita o líder enxergar que ele não trabalha sozinho, que não é uma caminhada isolada, a gente vê que a Igreja do Brasil inteiro tem o mesmo trabalho e isso é muito motivador”.
O coordenador regional (nordeste) do Movimento Teresiano Apostólico-MTA, Clésio Menezes, disse que a formação presencial complementou o conhecimento adquirido no curso online, além de proporcionar a integração entre a juventude. “Nada se compara ao fato de você estar à frente de outros jovens que bebem de outros carismas, movimentos, novas comunidades, congregações e pastorais. Isso tudo nos ajuda no nosso caminhar, no sentido de que vamos somando juntos para cumprir a nossa missão de líderes que somos”.

Formação
A capacitação é composta por duas etapas. A primeira foi o acesso pela internet do material do curso. A segunda foi este módulo presencial. Ao todo, a capacitação tem grade curricular de 120 horas à distância e 15 horas presenciais. Dentre os conteúdos abordados estão: Tipos de Líderes mais comuns em nossos grupos e comunidades, coordenador versus assessor, a espiritualidade cristã de um líder e o coordenador de grupo.
Ao lançar o curso, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ-CNBB) destacou que a missão é evangelizar, ser discípulos de Jesus, missionários, proféticos e misericordiosos. Ressaltou ainda que é urgente “investir na formação e que esta deve levar à conversão pessoal e pastoral, gerar comunhão, em vista da missão e em Imperatriz organizada pelo Setor Juventude da diocese”.

Para saber mais sobre a Capacitação da Pastoral Juvenil para líderes e coordenadores jovens, clique aqui.

Confira as fotos da capacitação em Imperatriz-MA.

Por Paula de Társsia e Pollyana Galvão

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais