Dia Nacional da Juventude agita a Diocese de Osório/RS

Dia Nacional da Juventude agita a Diocese de Osório/RS

A Diocese de Osório, com muita alegria, celebrou no dia 29 de outubro, a caminhada de suas juventudes com a realização do Dia Nacional da Juventude, que foi realizado na cidade litorânea de Xangri-Lá/RS. Com o tema ‘Juventudes: Chamado, Caminhos e Descobertas’, e iluminados pelo relato de vocação do profeta Jeremias (Jr 1,1-9), fomos convidados a rever nossa caminhada de fé e a forma como estamos respondendo a necessidade de uma vivencia cada vez mais profética nos tempos modernos.

Neste ano o DNJ trouxe uma novidade: nos dias que antecederam o evento (27 e 28), o Setor Juventude juntamente com as lideranças da paróquia que acolheu o evento, realizaram a Missão Jovem. Foram dias em que cerca de trinta jovens, de vários lugares da Diocese, tiveram a oportunidade de fazer uma experiência de “saída”. Os jovens foram acolhidos nas casas das famílias da comunidade e ao longo desses 2 dias vivenciaram momentos de oração, mística, formação e de visitação a duas comunidades periféricas de Xangri-Lá. A jovem Sthefani Silva, da Juventude Missionária, partilhou como foi participar: “Eu achei incrível fazer a experiência missionária, nunca tinha feito algo do tipo. É uma realidade diferente da que estamos acostumados, ouvir as histórias de vida me fez refletir muito sobre o que realmente importa para ser feliz”.

No dia 29 a celebração do DNJ começou cedo. Quem chegava na cidade pela sua entrada principal era logo surpreendido por um grande número de jovens que vinham de vários lugares da Diocese. Com as camisetas de seus grupos, de bandeiras nas mãos, com o skate no pé, de sorriso no rosto e muita cantoria nos lábios essa juventude realizou uma caminhada pela cidade até a praça onde o evento foi realizado. O dia foi marcado por uma diversidade incrível de carismas e formas de evangelizar as juventudes. Em torno da praça os grupos de jovens, movimentos e pastorais juvenis coloram tendas, podendo assim apresentar com os outros um pouco da sua história. Teatros, catequese, oficina de grafite, campeonato de skate, show de humor e muita música também embalaram o DNJ.

O DNJ foi um momento também de reviver experiências marcantes, como diz Daniela Cardoso: “Eu participei de um DNJ há muitos anos, não lembrava mais como era maravilhoso passar um dia inteiro rodeado de jovens com um objetivo em comum, compartilhar o amor de Nosso Senhor! Foi um momento de aproximação de Deus e celebração dos grupos de jovens entre si e principalmente de reencontro com amigos que passaram pela minha vida em outros momentos da vida cristã”.

Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, esteve presente durante o evento acompanhando de perto cada atividade e presidiu a missa de encerramento. A Missão Jovem e o DNJ foram organizados pelo Setor Juventude com a colaboração das lideranças da paróquia.

Por: Rocheli Reis – Setor Juventude da Diocese de Osório/RS.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email