Dia de festa para os jovens da Diocese de Juína (MT)

Dia de festa para os jovens da Diocese de Juína (MT)

juina_dnj

Teve quem saiu de longe, como é o caso de Guariba, e quem saiu de perto, no caso Juína. Todos com a mesma finalidade: fazer com que o DNJ fosse celebração dá forma própria dos jovens. Se saíram de perto ou de longe, não importa. Entre os presentes todos se sentiram em casa, pela acolhida da paróquia anfitriã.

Reflexão, música e oração estiveram presentes em todo o dia. Pela manhã, às 8hs teve início a caminha pela vida, saindo da Paróquia Santo Antonio até a praça central, em seguida foi feita a mística, refletindo sobre o tema: Juventude e vida, e o lema: Qual vida vale a pena ser vivida?

A Celebração Eucarística é o centro da vida cristã, o padre Roberto, foi quem presidiu, e na homilia reforçou e indagou: Qual é a vida que vocês querem viver, quais os exemplos que vocês se espelham para que realmente possam ter uma vida digna e em abundância? Marcou presença no evento, além do padre Roberto, de Guarida, o padre João, pároco de Castanheira, o padre Adilson e o padre Ronildo.

As mais de 20 oficinas ajudaram os participantes a refletirem sobre um tema que tinha como transversatilidade o lema do DNJ, tais como: Políticas Públicas, Fé e Política, Economia Solidária, Fotografia, Rádio e etc. Nas apresentações os jovens demonstraram que o formato do evento, foi aprovado, pois o empenho e a participação foram visíveis. Para Luan Fernandes a experiência como apresentador no período da tarde, foi excelente. Já Poliana, classificou a oficina de rádio como muito interessante, permitindo com que os jovens interagissem.

Durante o evento houve muitas parcerias. Os monitores das oficinas se dispuseram a ajudar os jovens na reflexão dos temas e em quase todas elas à prática, como é a do Hip-hop, que encantou a todos. Esteve presente e tem se apresentado como grande parceira da Pastoral da Juventude a RECID – Rede de Educação Cidadã, que comunga da ideias de se ter jovens críticos, conscientes e preparados para o mundo.

Não há do que reclamar. O dia 28 de outubro de 2012 foi de festar, reflexão e oração. Os jovens, todos os anos, já esperam com ansiedade porque é também o dia do encontro com outros jovens que estão na caminhada da PJ. Jovens que se reúnem na base para discutir problemas sociais, comunitários e às vezes até pessoais. É por isso que os jovens engajado na Pastoral é diferente. Ele ver e se sensibiliza e muitas vezes se resigna com tantas situações de não-vida. E é por isso, que os gritos ecoavam em Castanhaira: Qual vida vale a pena ser vivida?

Por Augusto Ferreira

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email