Dezembro/2018: Feliz natal e Ano novo

Dezembro/2018: Feliz natal e Ano novo

Queridos jovens e responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil.

Paz e bem!
Vos saudamos com gratidão. Vos agradecemos a bondade e o serviço às juventudes de nosso país.

O ano de 2018 foi muito intenso para a Comissão Episcopal para a Juventude. Junto com dom Nelson, dom Vilar e Pe. Toninho, a Coordenação Nacional de Jovens e os Jovens da Comunicação, os Bispos Referenciais e Padres/Irmãs Referenciais Regionais, os Responsáveis adultos pelas juventudes nas dioceses, assessores e coordenadores, tivemos a missão de divulgar e apresentar o Projeto Ide em todo o Brasil e aprofundar a reflexão sobre o Sínodo dos Bispos.

A Comissão Episcopal visitou quase todos os Regionais neste ano, encontrando-se com as principais lideranças que trabalham com os jovens.

O ano de 2018 foi o ano dos Encontros Nacionais, que acontecem de 3 em 3 anos: da PJ, Movimentos e Novas Comunidades, Congregações Religiosas que trabalham com jovens e Grupos Jovens Paroquias. A PJMP teve Seminário Nacional e Assembleia Nacional.

Além disso, aconteceu a Romaria Nacional da Juventude, em Aparecida e os Encontro com os Bispos Referenciais e Padres Referenciais Regionais, em Brasília, e o Encontro Nacional com Adultos Responsáveis pelo trabalho com a juventude nas dioceses, em Brasília.

O Sínodo dos Bispos nos enche de esperança. E partilho algo com vocês: O sínodo marcou minha vida, especialmente a convivência próxima com Papa Francisco na Casa Santa Marta e nas Aulas Sinodais e, no final, a opção pelos jovens, que tivemos a coragem e a oportunidade de propor e que foi acolhida e aprovada no Documento Final do Sínodo.

“A Igreja toda, no momento em que este Sínodo escolheu ocupasse dos jovens, fez uma opção bem precisa: considera esta missão uma prioridade pastoral epocal, sobre a qual se deve investir tempo, energias e recursos financeiros.”(Número 119)

Iluminados pelo texto de Emaús e por esta opção, tenhamos a coragem, alegria e criatividade de concretizar esta opção dedicando tempo, energias e recursos financeiros pela causa das juventudes. Assim faço brevemente algumas observações:

1. O Documento Final do Sínodo está disponível AQUI.
2. Como vamos fazer o Documento Final do Sínodo chegar até os jovens, às nossas comunidades, e fazer acontecer esta opção pelos jovens? Esta é a pergunta que devemos nos fazer.
3. Nos dias 20 e 21 de março de 2019, estaremos em Brasília reunidos com os Bispos Referencias e os Padres/Irmãs Referenciais dos Regionais e dias 22, 23 e 24 de março com a Coordenação Nacional de Jovens e Jovens da Comunicação, para refletirmos e tomarmos decisões de como trabalhar o Documento Final do Sínodo da Juventude e assumir suas orientações.

Obrigado por vossa doação, e que a nossa opção pelos jovens seja real, concreta, a partir de nossos gestos, palavras, presença e escuta. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Que Ele volte para nós o Seu olhar.

Um Feliz Natal e um Abençoado Ano de 2019.

Dom Vilsom Basso, SCJ
Bispo de Imperatriz – Maranhão
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email