Dez mil jovens participam de peregrinação em MG

Dez mil jovens participam de peregrinação em MG

_DSC1474

Organizada pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), da Arquidiocese de Belo Horizonte, a vigésima edição da Peregrinação da Juventude reuniu no último dia 15, cerca de 10 mil jovens no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, casa da Padroeira de Minas Gerais, localizada no município de Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte.

Os relógios ainda não marcavam seis horas da manhã, quando as primeiras caravanas já chegavam ao estacionamento principal da Serra. A animação foi contagiante. O percurso, que tem duração média de uma hora, foi, a todo tempo, embalado pelos sons dos apitos, buzinas, tambores e cantos. Lá em cima, em frente ao santuário, a 1.700 metros de altitude, uma superestrutura de palco, som e entretenimento aguardava a multidão.

Nos arredores da praça central, houve atendimento de confissões e os Irmãos Maristas, idealizadores do evento há 20 anos atrás, ministraram catequeses e conduziram a adoração.

Às 11 horas, deu-se início à Celebração Eucarística. Antes mesmo dos Padres e Bispos subirem ao presbitério, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, em um andor, foi conduzida ao altar por jovens do SAJ.

Integrante do grupo de Jovens da Paróquia Coração Eucarístico, Larissa Souza disse que este foi um dos momentos mais marcantes. “Na hora que a imagem da piedade entrou e vi toda aquela multidão de jovens cantando, me arrepiei isso me marcou muito, quero voltar sempre”, se emocionou.

A missa foi rezada por Dom Walmor de Oliveira, Arcebispo Metropolitano de BH, e Dom João Justino, Bispo auxiliar e referencial para a juventude das 280 paróquias que compõem a Arquidiocese. O Bispo da Diocese de Crato, no Ceará, Dom Fernando Panico, também participou da solenidade.

Dom Walmor agradeceu a participação dos presentes não só no evento, mas, também, no trabalho dia a dia dedicado ao reino de Deus“A presença dos jovens torna o santuário mais bonito, aliás, o sorriso dos jovens é a beleza da igreja”, disse em sua homilia.

Fazendo referência ao Documento 85 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Arcebispo ressaltou a opção preferencial da Igreja pela juventude e, por várias vezes falou do amor transformador emanado de Jesus e que os jovens, como Maria, devem assumir o compromisso de renovar a sociedade.

Após a celebração eucarística houve apresentações artísticas das paróquias e um show musical com a banda Sinal de Paz. Além dos grupos paroquiais, estiveram presentes, jovens da Pastoral da Juventude; das comunidades: Shalom, Gospa Mira, Juventude Missionária, Juventude Mariana, Juventude Vicentina, entre outros movimentos.

Por: Thomaz Romário

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email