Dez curiosidades sobre a Campanha da Fraternidade

Dez curiosidades sobre a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF), coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é realizada anualmente pela Igreja, sempre no período da Quaresma. Neste ano, o tema acerca das reflexões será ‘Fraternidade e Políticas Públicas’.

A CF se bem vivenciada e refletida pelos cristãos pode auxiliar na participação efetiva das pessoas na vida da sociedade. Listamos aqui algumas curiosidades para auxiliar no entendimento da campanha. Você sabia?!

✔ A cada cinco anos, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade de forma ecumênica, em conjunto com outras denominações cristãs.

Desde 1964, a CNBB propõe um tema relevante para a sociedade brasileira refletir e engajar-se durante a Campanha da Fraternidade.

✔  A Campanha da Fraternidade busca educar o cristão para a vida em fraternidade, com base nas exigências do Evangelho: a justiça e o amor.

✔ A CNBB costuma realizar um concurso anual para escolher o hino da CF, de acordo com o tema do ano. Em alguns anos, acontece também um concurso para escolher o cartaz da campanha.

✔ O gesto concreto da CF se expressa na Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos.

✔ Os recursos arrecadados na coleta são destinados para projetos sociais, que trabalham pela evangelização e a promoção da dignidade dos pobres.

✔ A campanha já nos convidou a refletir, ao longo dos anos, sobre 55 temas, escolhidos a partir da realidade socioeconômica e política brasileira.

✔ Todos os anos, a Campanha da Fraternidade tem início oficialmente na Quarta-feira de Cinzas.

✔ A CF utiliza o método ver, julgar, agir para conduzir os cristãos a uma reflexão baseada no estudo da realidade a partir do tema do ano e sugerir ações que busquem transformar situações.

✔ As dioceses de todo o Brasil se mobilizam em cursos e formações para estudo do texto-base, buscando a melhor forma de utilizar as diversas peças da Campanha.

Por: Portal A12.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email