JMJ 2016: Deixar-se tocar pela misericórdia é tema refletido em catequese

JMJ 2016: Deixar-se tocar pela misericórdia é tema refletido em catequese

1

Os jovens de língua portuguesa, que participam da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, na Polônia assistiram na manhã dessa quinta-feira (28), uma catequese ministrada pelo presidente da Comissão Episcopal de Angola e São Tomé para Juventude, dom Zeca Martins. O tema abordado pela reflexão foi “deixar-se tocar pela misericórdia”.

O bispo explicou que o homem tem se afastado de Deus para buscar coisas rentáveis, bem como satisfação e resultados imediatos, fomentando a efemeridade e o egoísmo. Segundo ele, por conta disso, muitos têm deixado de viver valores essenciais, como a família.

>> Confira as fotos da JMJ 2016

Dom Zeca, ainda criticou os jovens que colocam suas profissões e suas vidas à serviço do individualismo e egoísmo, sem se colocar à serviço da humanidade. “Muitas toneladas de alimentos são desperdiçados e jogados fora, enquanto milhões de pessoas morrem de fome em diversos lugares do mundo”, alertou.

Para ele, todos os cristãos não devem ser inertes a tais desequilíbrios, e por tal motivo, a Igreja sente a responsabilidade de exigir dos batizados que se deixem tocar pela misericórdia, e dessa forma, fazer a diferença no mundo. “Deus quis demonstrar seu amor de forma personificada enviando seu próprio filho, o rosto visível da misericórdia do Pai, por isso devemos compartilhar essa experiência e fazer o mundo melhor”, disse.

Por Maria Amélia Saad, de Cracóvia

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email