Curso de dinâmica para líderes foi realizado em Passo Fundo

Curso de dinâmica para líderes foi realizado em Passo Fundo

CDL Passo fundoNos dias 22, 23 e 24 de maio, aconteceu na Casa de Retiros da Arquidiocese de Passo Fundo, o Curso de Dinâmica para Líderes (CDL), em Passo Fundo (RS), com o objetivo de formar líderes nas comunidades e incentivar a participação ativa dos jovens na sociedade. Ao todo participaram 20 jovens oriundos das dioceses de Frederico Westphalen, Vacaria e Passo Fundo, além de quatro assessores, da Província Eclesiástica de Passo Fundo.

“Dinâmica de Grupo” foi um dos assuntos abordados no sábado, onde foram apresentadas regras básicas, como: ouvir de verdade e falar, organizando as ideias a fim de melhorar a comunicação. Diversas atividades e dinâmicas foram realizadas para exemplificar o que acontece nos grupos de jovens na comunidade, para que assim, fosse possível analisar os tipos de comunicadores existentes no meio. Outro assunto tratado foi à dignidade da pessoa humana, como um ser único e social. E nesse contexto, a reflexão maior deu-se em relação à hierarquia de valores, onde os jovens puderam refletir sobre os valores que prezam em defesa da vida.

No sábado à noite, os cursistas participaram da missa na Catedral Arquidiocesana, em que foi um momento de viver o espírito de missão em comunidade. As atividades seguiram no domingo pela manhã com reflexões profundas e de grande interesse. O encontro que motivou a união dos diferentes grupos das dioceses, em busca de um ideal comum, que é Jesus Cristo. Diversos momentos foram destinados para a reflexão e autoconhecimento sobre “quem é Jesus” e “como Ele se manifesta em nossa comunidade”.

Alguns dos jovens que participaram do curso de dinâmicas para líderes deixam o seu depoimento. Confira:

Kimberly de Lima Gonçalves, participante do cursilho jovem da diocese de Vacaria: “Foi um tempo que tive para conhecer novas pessoas, mas acima de tudo me conhecer, saber que uma pessoa não muda o mundo sozinha, e com a ajuda de mais pessoas conseguimos fazer algumas pequenas coisas, que mais adiante terão um resultado muito gratificante e significativo. Os jovens da diocese são muito dispostos a ajudar, e tenho certeza que com um pouco de cada um chegaremos além do resultado esperado.” A jovem ainda deixa um recado: “Juventude cristã vamos em frente que há muito trabalho a ser realizado, e temos capacidade de fazer um belo trabalho. Cristo conta conosco!”.

Victória Holzbach, comunicadora do SJ da Arquidiocese de Passo Fundo: “Viver o CDL foi para mim encontro com Deus, especialmente na pessoa do outro. Durante os dois dias experimentei a oportunidade de me conhecer ainda mais, bem como conhecer melhor aquelas que caminham comigo na arquidiocese de Passo Fundo. Do encontro fica o desafio de anunciar Cristo salvador e libertador no dia a dia e em todos os espaços e reconhecer o divino em cada pessoa”.

Já para Adrian Musso, integrante da Pastoral da Juventude, do grupo Mensageiros da Paz, da Diocese de Vacaria: “Essa formação que tivemos no final de semana foi simplesmente incrível, os momentos de aprendizagem de uma forma bem dinâmica e participativa, permitiram que todos se sentissem à vontade para exporem suas idéias e opiniões. Uma parte que para mim marcou muito foi o momento em que nos reunimos com as pessoas de nossa diocese, pois ali criamos um laço de amizade e conhecemos um pouco mais sobre o outro. A partir disso, o que tenho a acrescentar na comunidade é o trabalho em equipe, conhecer os outros e focar nos pontos que convergimos. Afinal, somos todos cristãos!”.

Para Cristiane Piva, integrante da Juventude Missionária, da Diocese de Vacaria: “O encontro renovou a minha fé e me mostrou caminhos diferentes pra trabalhar em grupo. Nos fez renovar compromisso com Jesus. E a partir de agora, eu pretendo continuar mais firme no grupo, com ações e encontros, trabalhos dentro da metodologia, com mais ações e tentando diminuir os sofrimentos de outras pessoas. Esse encontro ajudou muito e gostaria a que pudesse ser realizado mais vezes. Foi até hoje um dos melhores encontros até hoje”.

Colaborou Cleusa Jung

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email