Cursilho Nacional do Regnum Christi reúne 130 jovens de todo o Brasil

Cursilho Nacional do Regnum Christi reúne 130 jovens de todo o Brasil

DCIM104GOPRO

De 4 a 10 de janeiro, os membros do Movimento Regnum Christi vivenciaram uma semana de formação, espiritualidade e amizade no Noviciado Santa Isabel, dos Legionários de Cristo, em Arujá, São Paulo. Com o tema “Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo quem vive em mim”, 130 jovens de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul estiveram presentes em um ambiente mistificado pelo ano da misericórdia. O evento também contou com seminaristas, sacerdotes e consagradas.

Com o objetivo de se formarem, renovarem a fé e retornarem as suas cidades para dar seguimento a missão que Cristo lhes chama, a semana teve palestras com temas de antropologia, ideologia do gênero e espiritualidade do movimento, momentos de orações, como meditação, Santa missa, adoração e de apostolado, no qual os jovens foram ao Santuário de Nossa Senhora de Aparecida e realizaram obras de misericórdia.

Palestras sobre antropologia são elogiadas

2Caracterizado por “formar formadores”, o movimento Regnum Christi aposta na formação integral de seus membros para levarem este conhecimento adiante na missão e, durante o cursilho de jovens, não foi diferente. O antropólogo, filósofo e teólogo Eduardo Della Veneta ministrou três palestras sobre psicologia, antropologia e conhecimento de si mesmo e de Deus e prendeu a atenção dos jovens. É o que garante o estudante de psicologia, Rogério Ayres, 24, Brasília (DF), membro do movimento há oito anos.

“Falamos sobre a necessidade de entender quem é o ser humano. Ele mostrou que o ser humano pode ser visto de maneira corporal, psíquica e espiritual, sendo que essas dimensões se correlacionam e formam o ser humano e não podem ser divididas. Quando alguém se foca apenas em um desses elementos, não está em equilíbrio”, disse.

Para o jovem, é preciso estar em harmonia nessas dimensões e entender o nosso próprio “eu” e dar sentido as nossas vidas. “Não somos autossuficientes, precisamos, lá no fundo, ser acolhidos e erguidos por Deus. Ter um olhar misericordioso em relação aos demais. Todos precisam ser acolhidos, ser amados e, como membros do movimento, precisamos levar esse amor de Deus a todos os homens”, comparou.

Ao contrário dos mais antigos que estavam no encontro, havia jovens que estavam conhecendo o movimento. E se surpreenderam positivamente. É o caso de Luís Gustavo Alves Tavares, 17, Governador Valadares (MG), um dos candidatos a entrar no seminário dos Legionários de Cristo neste ano.

“Foi minha primeira experiência com jovens do movimento de todo o Brasil. Foi uma oportunidade única conhecer o Regnum Christi como ele é, seus membros e sua espiritualidade dentro da Igreja. Eu sempre tive o desejo de ser sacerdote, e pude conhecer os legionários durante umas missões. O que me chama mais atenção – no movimento, é a maneira como os padres atuam, tanto nos momentos de orações, quanto no apostolado. E é por isso que estou aqui hoje para discernir minha vocação”.

Obras de misericórdia em Aparecida para viver bem o Ano da Misericórdia

Todos os membros são unânimes ao responderem o que dá sentido a sua vocação dentro do Movimento Regnum Christi: conhecer, amar e transmitir Cristo às almas! Por isso, na quinta-feira (7), após receberem tantas graças, os participantes do encontro receberam uma lista com as obras de misericórdia e tiveram todo o dia para cumprirem essas ações. Deram água aos sedentos, comida aos famintos, consolaram os aflitos, deram conselhos e rezaram pelos vivos e mortos, por exemplo.

Uma experiência inesquecível! É como definiu Ana Clara Martins, 21, de Joinville (SC) e membro do movimento Regnum Christi há cinco anos. “Fizemos uma gincana no Santuário muito construtiva com o prol de ajudar os demais. Estávamos divididos em equipe, e quando um amigo faz uma boa ação, motiva os demais. Colocamos em prática de verdade essas obras, principalmente neste ano da misericórdia. Todos os católicos deveriam ter essa “listinha” em mãos e vivenciá-la diariamente. É isso que Cristo nos pede”, convidou.

O cursilho também marcou a adesão de cinco novos membros ao movimento, e deu início ao ano de voluntariado de quatros jovens que serão colaboradores por um ano, em tempo integral ao Regnum Christi. Ao final do encontro, os jovens fizeram um flashmob com uma música criada por eles, que resume o movimento, existente há 75 anos e localizado em mais de 20 países.

Assista ao videoclipe 

[youtube_sc url=”https://youtu.be/fPC6xJ0C8Zg”]

Por Amandda Souza

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email