Cruz Peregrina e Ícone de Maria passaram a noite na PUCRS

Cruz Peregrina e Ícone de Maria passaram a noite na PUCRS

CruzPOAPUC

A juventude marista recebeu os símbolos que chegaram em carro aberto após percorrer algumas avenidas de Porto Alegre. A canção Nova Geração. embalou a acolhida na faculdade. O Reitor da PUC RS, Irmão Joaquim Clotet, deu as boas-vindas e destacou que os jovens de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul constituem um elo muito importante da corrente da juventude que acompanha os símbolos pelo mundo todo.

O reitor disse que este é o momento para atender ao chamado de Jesus: Abramos, com alegria, as portas do nosso coração para que entre nele a força e o amor de Jesus Cristo, afim de sermos presença viva de sua mensagem luminosa em nossas famílias e em comunidade. Este é um momento muito especial em nossa história. Trata-se de um convite e de um chamado aos jovens para serem portadores alegres da mensagem cristã de justiça e fraternidade para com todos.

Irmã Zenildes Fontes, coordenadora do Serviço de Evangelização da Juventude do Regional Sul 3 da CNBB, agradeceu a PUC pela acolhida e destacou a alegria de levar os símbolos para a universidade: Que estas horas em que a Cruz permanecerá nessa ambiente acadêmico, possa tocar a vida de cada um. Tocar de forma a transformar, para que vocês sejam também os anunciadores/as do próprio Jesus Cristo em meio a este ambiente acadêmico. Oxalá que estes sinais nos tragam aqui a grande esperança do diálogo entre a fé e a razão, disse.

Depois da acolhida, seguiu-se a missa. Na homilia, Dom Dadeus fez questão de ressaltar a presença dos símbolos e sua profunda ligação com cada cristão: A cruz sintetiza a mensagem cristã: o amor a Deus e o amor ao próximo. É a essência da vida cristã. Olhando para a cruz, olhamos a nós mesmos e a nossa fé. Nós cremos em Deus e cremos no próximo. Nós amamos a Deus e amamos ao próximo. A cruz representa Jesus Cristo, disse.

O arcebispo falou ainda sobre o ícone de Maria: Olhamos para os símbolos e vemos nós não estamos sozinhos. Nós temos uma mãe que nos foi dada na Cruz. É a mãe de todos os remidos.

Os símbolos passaram a noite em vigília e houve uma Via Sacra pelo campus, à meia-noite.

Do portal Eaí?Tchê!

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email