Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude estará em Primavera dia 6 julho

Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude estará em Primavera dia 6 julho

“É um momento único para os jovens de Primavera e região. Receber estes símbolos não é apenas uma honra mas um compromisso para a juventude assumir seu papel imprescindível na sociedade e na Igreja” comenta o Padre Divino Aparecido Lopes, Vigário Forânio e Coordenador Geral do evento da vinda da Cruz.

Junto com ele neste trabalho de organizar a vinda da Cruz estão as demais paróquias e também os jovens da Jornada Jovem e de outros grupos da Igreja Católica, pastorais e movimentos que, unidos, preparam as diversas atividades que serão desenvolvidas com os Ícones na cidade.

Programação

Eles chegam em solo primaverense às 05h da manhã, quando será recebida na entrada da cidade, percorrendo ruas e avenidas até chegar à Praça de Eventos, onde será realizada uma Celebração de Acolhida às 06h30.

Dali, a Cruz e o Ícone começam sua peregrinação pela cidade indo até a Paróquia São Francisco de Assis, onde permanece das 08h às 12h00 percorrendo as comunidades, escolas e hospitais. Em seguida ela parte para a Paróquia Nossa Senhora da Salete, onde também peregrina e percorre os principais pontos da paróquia do meio-dia às 16h00.

De lá, será entregue à Paróquia São Cristóvão onde fica das 16h00 às 20h00, também indo às diversas comunidades como a Nossa Senhora Aparecida no Primavera III e Santa Terezinha no Tuiuiú. No caminho passará por hospitais, escolas e pela APAE.

Às 20h00 uma procissão luminosa seguira a pé da Igreja São Cristóvão rumo à Praça de Eventos onde às 20h30 será celebrada uma Missa, com a participação das três paróquias. Após a celebração a programação segue até a meia noite com músicas e apresentações culturais organizadas pelos jovens.  À meia noite, os ícones serão entregues à Arquidiocese de Cuiabá, para onde eles irão para o evento Bote Fé.

Segundo a organização, a divisão por paróquias faz com que a peregrinação atinja toda a cidade, e dando oportunidade às pessoas, principalmente das comunidades, de ver, tocar e ter momentos de oração com os símbolos da JMJ.

Toda a comunidade está convidada a participar ativamente deste dia pleno de reflexão, de alegria e de oração, em preparação à Jornada Mundial da Juventude, que acontece em 2013 no Rio de Janeiro.

A Jornada Mundial

A Jornada Mundial da Juventude – JMJ foi criada pelo Papa João Paulo II, no ano de 1985, em Roma. Com esse evento, o Papa quis propiciar aos jovens, além de um encontro internacional, um encontro pessoal com Jesus Cristo e com a Igreja.

Em 1984 o Papa João Paulo II passou aos jovens como símbolo do amor de Cristo pela humanidade, a Cruz Peregrina que percorre todos os países que irão sediar a Jornada Mundial da Juventude.

No ano passado o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar a JMJ em 2013, e desde setembro os símbolos estão no Brasil peregrinando por todo o país, chegando em julho ao Mato Grosso, à Diocese de Guiratinga.

Além de Primavera do Leste os ícones percorrerão ainda dentro da diocese as cidades de Alto Araguaia e Guiratinga. Todos, principalmente os jovens, são convidados especiais para participar. Mais informações, nas Secretarias Paroquiais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email