“Cristo Vive”, palavras-chave da Exortação Apostólica pós-sinodal sobre os jovens

“Cristo Vive”, palavras-chave da Exortação Apostólica pós-sinodal sobre os jovens

A Exortação Apostólica pós-sinodal do Papa Francisco “Christus Vivit”, assinada no dia 25 de março de 2019, aprofunda os conteúdos da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2018 sobre o tema “Jovens, fé e discernimento vocacional”.

Publicamos abaixo um Guia com palavras-chave da Exortação (ler o texto integral do documento aqui), completado por algumas linhas de reflexão para continuar o caminho. O texto é assinado por Dom Vilsom Basso, bispo diocesano de Imperatriz (MA) e um dos padres sinodais.

Brasil na XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

CAPÍTULO 1

O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS SOBRE OS JOVENS?
“Cristo vive, nossa esperança, Ele é a mais bela juventude deste mundo. Ele vive e te quer vivo.” (Número 1)
“Escrevo a todos os jovens com carinho e me dirijo ao mesmo tempo a todo o Povo de Deus.”( Número 2)

NO ANTIGO TESTAMENTO
“José era o menor de sua família, e Deus lhe comunicava coisas grandes em sonhos e superou seus irmãos…”( Número 6)
José, Gedeão, Samuel Davi, Salomão, Rute, que foi um exemplo de generosidade. (Números 6 a 11).

NO NOVO TESTAMENTO
O filho mais jovem que sai de casa paterna e o filho mais velho. (Lucas 15,11-32) “Jesus, o eternamente jovem, quer dar-nos um coração sempre jovem.”(Número 13)
“Que o maior entre vocês seja como mais jovem.” “Que ninguém menospreze tua juventude.”(1Tm 4,12)    (Número 14)
“Sejam submissos aos anciões.”(1Pd 5,5) (16)
“Tua juventude se renova como águia.” (Sal 103,5)
“No evangelho de Mateus aparece um jovem que se aproxima de Jesus para pedir mais.”(Mt 19,20-22) (Número 18)
“O evangelho fala de umas jovens prudentes enquanto outras viviam distraídas e dormindo.” (Mateus 25,1-13) (Número 19)
“Se perdeste o vigor interior, os sonhos, a esperança e a generosidade, diante de ti se apresenta Jesus, como se apresentou diante do filho morto da viúva, e com toda a sua força de Ressuscitado, o Senhor te exorta: “Jovem, eu te digo, levanta-te.”( Número 20)

Para aprofundar:
Que personagens bíblicos jovens se destacam no Antigo Testamento?
Que fatos de jovens se destacam no Novo Testamento?

CAPÍTULO 2

JESUS CRISTO SEMPRE JOVEM
“Jesus é jovem entre os jovens para ser exemplo dos jovens e dos consagrados.” Por isso o Sínodo disse que “a juventude é uma etapa original e estimulante da vida, que o próprio Jesus viveu, santificando-a.” (Número 22)

O que nos conta o evangelho sobre a juventude de Jesus?
“É importante ter consciência que Jesus foi jovem. Deu sua vida em uma etapa que hoje se define como de um adulto jovem.” (Número 23)
O evangelho narra fatos da infância de Jesus em sua adolescência e juventude, que vai do episódio da perda no templo, durante uma peregrinação de Páscoa, o regresso a Nazaré e o batismo por João Batista o rio Jordão.

No batismo vem a voz do Pai: “Este é o meu filho amado. Escutai-o.” (Lc 3,22)
Em Lc 2, 41-51 há o relato de Jesus em sua plena adolescência, “lhes era submisso” e “crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens.”( Número 26)
“O fato é que Jesus tampouco cresceu em uma relação fechada e exclusiva com Maria e com José, senão que se movia gostosamente na família ampliada, que incluía os parentes e amigos.” (Número 29)

Lucas 2,49 revela qual a relação que o adolescente e jovem tinha com Deus: “Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?” “Ninguém o via como um jovem estranho ou separado dos outros.” Era o filho do carpinteiro.”(Mt 13, 55) ( Número 28)

SUA JUVENTUDE NOS ILUMINA
“Estes aspectos da vida de Jesus podem resultar inspiradores para todo jovem que cresce e se prepara para realizar sua missão.” ( número 30)

PASTORAL JUVENIL
“Nada disso deveria ser ignorado na Pastoral Juvenil, para não criar projetos que afastem os jovens da família e do mundo, ou que os converta em uma minoria seletiva e preservada de todo contágio.”
“É muito importante contemplar a Jesus jovem que nos mostram os evangelhos, porque ele foi verdadeiramente um de vocês.”
“Jesus teve confiança incondicional no Pai, profunda compaixão pelos fracos e coragem de enfrentar as autoridades de sua época. (Número 31)
“Jesus ressuscitado. Ele é a verdadeira juventude de um mundo envelhecido, e também é a juventude do universo que espera com dores de parto.” (Número 32)
“O Senhor nos chama a acender estrelas na noite dos jovens… porque Ele é a estrela radiante da manhã.”(Ap 22,16) (Número 33)

A JUVENTUDE DA IGREJA
“Ser jovem, mais que uma idade é um estado do coração. Dali que uma instituição tão antiga como a Igreja possa renovar-se e voltar a ser jovem em diversas etapas de sua longa história.” (Número 34)

UMA IGREJA QUE SE DEIXA RENOVAR
“Peçamos ao Senhor que libere a Igreja dos que a querem esclerosá-la no passado, torná-la velha, segurá-la, torná-la imóvel. A Igreja é jovem quando é ela mesma, quando recebe a força sempre nova da Palavra de Deus, da Eucaristia, da presença de Cristo e da força do Espírito cada dia.”
“A Igreja de Cristo sempre pode cair na tentação de perder o entusiasmo.”
“São precisamente os jovens quem podem ajudá-la a manter-se jovem.”
“Os que já não somos jovens, necessitamos ocasiões de ter perto de nós a voz e o estímulo deles… Precisamos criar espaços onde ressoe a voz dos jovens.” (Números 35-38)

UMA IGREJA ATENTA AOS SINAIS DOS TEMPOS
“Para muitos jovens Deus, a religião e a Igreja são palavras vazias. Que não pedem nada à Igreja”
“Também pelos escândalos sexuais, econômicos, falta de preparação dos ministros ordenados..”
“Por outro lado há jovens que se alegram quando veem uma Igreja que se manifesta humildemente segura de seus dons e também capaz de exercer uma crítica leal e fraterna.” (Números 39-41)

Sim, atenção:
“Uma Igreja na defensiva, que perde humildade, que deixa de escutar, que não permite que a questionem, perde a juventude e se converte num museu.”(Número 41)

MARIA, A JOVEM DE NAZARÉ
“No coração da Igreja resplandece Maria. Ela é a grande modelo para uma Igreja jovem.”
“Sempre chama a atenção a força do “sim” de Maria. A força deste “faça-se” que lhe disse o anjo.”
“Maria se arriscou e por isso é forte, POR ISSO É UMA INFLUENCER, É A INFLUENCER DE DEUS. O sim e o desejo forte de servir foram mais fortes que as dúvidas e das dificuldades.” (Número 42)
“Aquela jovem hoje é a Mãe que vela por seus filhos… Nossa Mãe olha para este povo peregrino, povo de jovens querido por ela.” (Número 48)

JOVENS SANTOS
“O coração da Igreja está cheio de jovens santos, que entregaram sua vida por Cristo, muitos deles até martírio. Eles foram preciosos reflexos de Cristo jovem.” (Número 49)
“Através da santidade dos jovens a Igreja pode renovar seu ardor espiritual e seu vigor apostólico. Os jovens santos nos animam a voltar ao nosso primeiro amor.”(Número 50)

Jovens santos como São Sebastião, São Francisco de Assis, Santa Joana D’Arc, Santa Teresinha, São Domingos Sávio e tantos outros. (Números 51 a 62)
“Que eles e também muitos jovens que desde seu silêncio e anonimato viveram a fundo o evangelho, intercedam pela Igreja, para que esteja cheia de jovens alegres, corajosos e doados que ofereçam ao mundo novos modelos de santidade.” (Número 63)

Para refletir:
Que elementos este capítulo 2 devem ser aprofundados? Por quê? 

CAPÍTULO 3

VOCÊS SÃO O AGORA DE DEUS
“Como são os jovens de hoje? O que lhes acontece agora?” .”(Número 64)
“Hoje os adultos correm o risco de fazer uma lista de calamidades, de defeitos da juventude atual.” (Número 66)
É preciso “encontrar a pequena chama que continua ardendo, a cana que parece quebrar-se (Is 42,3) porém ainda não se quebra.” (Número 67)

LEIA OU FAÇA O DOWNLOAD DO DOCUMENTO COMPLETO, AQUI.

Por Layla Kamila – da redação Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email