Cristãos e budistas: amar, defender e promover a vida humana

Cristãos e budistas: amar, defender e promover a vida humana

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso divulgou uma mensagem aos budistas por ocasião da Festa de Vesakh, que celebra a iluminação do príncipe Gautama, que se torna assim o “Buda”.

Na mensagem, o Presidente do Pontifício Conselho, Card. Jean-Louis Tauran, recorda que o Papa Francisco, logo no início do seu ministério, sublinhou a necessidade de diálogo de amizade entre os seguidores das diversas religiões.

“Desejo manifestar que a Igreja Católica nutre sincero respeito pela vossa nobre tradição religiosa. Notamos frequentemente uma consonância com valores expressados também nos vossos livros religiosos: respeito pela vida, contemplação, silêncio, simplicidade. O nosso diálogo genuinamente fraterno necessita de encorajar aquilo que nós, Budistas e Cristãos, temos em comum, em especial a profunda reverência partilhada pela vida.”

Para o Cardeal, é urgente que budistas e cristãos, com base no patrimônio genuíno das nossas tradições religiosas, criem um clima de paz para amar, defender e promover a vida humana.

“Como todos sabemos, apesar destes nobres ensinamentos acerca da santidade da vida humana, o mal, sob diferentes formas, contribui para desumanizar a pessoa, mitigando a noção de humanidade nos indivíduos e comunidades. Esta trágica situação convida-nos a que Budistas e Cristãos unamos as mãos para desmascarar as ameaças à vida humana e despertar a consciência ética dos nossos respectivos seguidores para despertar um renascimento espiritual e moral de indivíduos e sociedades, a fim de sermos verdadeiros obreiros da paz que amam, defendem e promovem a vida humana em todas as suas dimensões.”

A mensagem se conclui exortando a uma renovada compaixão e fraternidade para aliviar o sofrimento da família humana, protegendo o caráter sagrado da vida humana.

Da Rádio Vaticano

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email