Crisjovem: Diocese de Camaçari celebra Dia Nacional da Juventude

Crisjovem: Diocese de Camaçari celebra Dia Nacional da Juventude

Alegria. Essa é a palavra que resume o Crisjovem, o maior evento da juventude católica da Diocese de Camaçari/BA, realizado neste domingo (21), no Clube Social de Camaçari. Este ano, o Crisjovem teve como tema “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38)” e faz uma referência a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecerá no Panamá em 2019.

O evento reuniu mais de mil jovens das oito cidades que integram a Diocese de Camaçari, que inclui os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova.  “Um momento onde reunimos toda Diocese de Camaçari, esse é um momento esperado pela juventude simplesmente por ser uma oportunidade de encontrar com os irmãos e reunir as diversas expressões da juventude”, afirmou o Pe. Fernando Pereira, assistente eclesiástico do Setor Juventude. 

Louvor, pregação, apresentações de dança e teatro, adoração ao Santíssimo Sacramento e marcaram o dia festivo que celebrou também o Dia Nacional da Juventude. A animação ficou por conta da banda Fé e Missão. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Carlos Petrini. Na celebração, o bispo pontuou aos jovens a importância de seguir o exemplo da Virgem Maria. “Deus continua tomando a iniciativa, mas só pode agir dentro da nossa realidade com a nossa liberdade, de como Maria, poder dizer ‘estou aqui, faça-se em mim segundo a tua palavra’. Maria teve a atitude de acolher e dizer, eis aqui a serva do Senhor”.

A jovem Joice Caldas da paróquia Senhora Santana participou pela primeira vez do Crisjovem. “Foi a primeira vez, eu gostei muito e pretendo vir outras vezes. A adoração do Santíssimo me tocou muito. Ia muito pouco a Igreja e, agora com certeza passarei a ir mais”, disse.

PREGAÇÃO E ADORAÇÃO

Na parte da manhã, os jovens tiveram contato com a experiência de fé partilhada pelo Henrique Lacerda, missionário da Arquidiocese de Feira de Santana. O amor de Deus e da Virgem Maria foram os destaques da pregação de Henrique. “A exemplo de Nossa Senhora, devemos nos entregar a este mesmo Cristo, ser dependentes dele”, afirmou.

Participando do encontro pela primeira vez, Lacerda ressaltou que cada pregação é um momento de renovação espiritual e que o encontro permitiu o sentir a presença de Deus. “A experiência é esse renovar, essa chama do amor de Deus em mim. para mim foi uma experiência de Deus muito grande. Desde que cheguei senti a presença de Deus muito forte”, destacou.

A pregação do missionário da Arquidiocese de Salvador, Marcus Andrade, de 33 anos, também foi carregada de espiritualidade. Andrade fez um relato sobre a sua história, partilhando a sua experiência que viveu ao ser diagnosticado com Depressão e da vida religiosa quando foi seminarista. Sobre o Crisjovem, Andrade afirmou que o encontro propicia ao jovem a ser multiplicador da Palavra de Deus. “Duas coisas aquecem meu coração. É a unidade da Igreja de perceber tantas igrejas diferentes, tantas realidades que se encontram no mesmo lugar, partilham da mesma realidade, e depois, ver um grande número de jovens. Cada jovem desse é um multiplicador. Cada jovem desse volta para casa, faz a sua experiência de verdade com Deus. Ele volta para a sua casa e ali faz a diferença”, disse Andrade.

Um dos momentos mais marcantes foi a adoração ao Santíssimo Sacramento onde os jovens puderam estar diante do Cristo Vivo. A passagem do Senhor emocionou a multidão de rostos joviais que lutam diariamente para seguir os seus passos. As orações em línguas e músicas de louvor ao Senhor deixaram o momento carregado de espiritualidade. Logo após a adoração, o padre Fernando deu a benção final e os jovens participaram do louvor ministrado pela banda da Comunidade Chama do Amor, de Simões Filho/BA.

Por: Pascom Diocese de Camaçari.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email