Congresso Extraordinário da Jufra revisa diretrizes de formação dos jovens

Publicado em 8 de maio de 2014 Por Seja o primeiro a comentar!

Foto Oficial CONJUFRAEntre os dias 01 e 04 de maio de 2014, em Mogi Mirim (SP), a Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil viveu um momento histórico na sua caminhada de 43 anos como organização religiosa no Brasil. Foi realizado o IV Congresso Nacional Extraordinário da Jufra do Brasil (CONJUFRA), com o intuito de concretizar uma resolução aprovada no seu XV Congresso Nacional Ordinário, realizado em 2013, em Santa Maria (RS).

Como objetivo geral, o evento se propôs a revisar as Diretrizes de Formação da Jufra do Brasil para que cada jovem seja acompanhado desde o inicio de sua caminhada na Jufra até seu compromisso de profissão na Ordem Franciscana Secular (OFS), bem como revisar seu Estatuto Nacional.

O congresso contou com a presença do seguintes regionais: Norte II – Pará Leste e Amapá, Norte III – Pará Oeste, Nordeste A1 Maranhão, Nordeste A2 Ceará/Piauí, Nordeste A3 Paraíba/Rio Grande do Norte, Nordeste B1 – Pernambuco/Alagoas, Nordeste B2 – Sergipe, Nordeste B3 – Bahia Norte, Nordeste B4 – Bahia Sul, Oeste – Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, Sudeste 1 – Minas Gerais, Sudeste 2 – Rio de Janeiro/Espírito Santo, Sudeste 3 – São Paulo, Sul 1 – Paraná, e Sul 3 – Rio Grande do Sul.

O processo de revisão das diretrizes contou com uma Equipe de Formação para Edição/Redação das propostas de alteração, compostas por: Mayara Ingrid (Secretária Fraterna Nacional da Jufra), Ana Carolina (Formadora Nacional da Jufra), Frei Wellington de Buarque (Assistente Espiritual Nacional da Jufra) e Raphael Taboada (Animador Fraterno Nacional da Jufra), além das propostas enviadas previamente pelos regionais e grupos de estudos feitos no CONJUFRA.

No processo de revisão do Estatuto foi constituída uma equipe jurídica para edição e redação  das propostas de alteração, compostas por: Ariana Baccin (Secretária de Formação do Regional Sul 3 – Rio Grande do Sul), Jéssica Lima (Comunicadora Nacional da Jufra), e Raphael Taboada (Animador Fraterno Nacional da Jufra), além das propostas prévias enviadas pelos Regionais, e consulta ao irmão Nivaldo (Família Franciscana do Brasil, Assistente Jurídico da OFS).

Nesses dias de estudo, servidão e desafios, os participantes manifestaram o desejo de alcançar a mesma coragem de Francisco de Assis na construção do Reino do Senhor, no despojamento e vivência do Evangelho. Além disso, o encontro buscou proporcionar a construção de estratégias de atuação e de transformações a partir dos desafios da realidade local.

Com o tema “A JUFRA que queremos ser: novos tempos, nova formação” e lema “Eis que faço nova todas as coisas (Ap 21,6)”, os jovens aceitaram este desafio da mudança e da missão para que a Boa Nova seja levada a cada fraternidade.

Fonte: Comunicação Nacional da Jufra

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais