Cone Sul: Representantes nacionais da Pastoral Juvenil se reúnem em São Paulo-SP

Cone Sul: Representantes nacionais da Pastoral Juvenil se reúnem em São Paulo-SP

Representantes da Pastoral Juvenil da região do Cone Sul reunidos em São Paulo – SP – Foto: Jovens Conectados

Durante os dias 01 e 05 de outubro, acontece no Colégio Liceu Coração de Jesus, em São Paulo-SP, uma reunião com representantes do Cone Sul. O evento reúne jovens e assessores adultos da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo geral do encontro é compartilhar, refletir e concretizar horizontes comuns da região, partindo das experiências nos regionais e a partir dessas comunhões preparar o  VIII Encontro da Pastoral Juvenil do Cone sul.

Para Mons. Alberto Bochatey, da Diocese della Plata, Argentina, Bispo auxiliar para a região do Cone sul, “estamos vivendo um encontro muito particular, diferente de todos os outros, teremos um Sínodo de Jovens, um momento único na história da Igreja e, ao mesmo tempo estaremos muito próximos da Jornada Mundial da Juventude no Panamá. Portanto, este encontro dos responsáveis das diferentes regiões do Cone Sul, pode deixar uma marca muito importante na história da Pastoral Juvenil e nos ajudará nesse processo de preparação. Pela manhã, tivemos a oportunidade de ver o que foi repassado à Roma através dos questionários sobre o Sínodo, e diante dessas respostas vimos o quanto temos coisas comuns. É verdade que temos sim, muitas diferenças, mas o que temos em comum é muito maior. Com isso, desde já estamos vivendo o Sínodo com os Bispos. A JMJ será uma oportunidade de unir toda a América Latina e Caribe”.

Pe. Toninho Ramos, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Pastoral da Juventude, reforça que essa reunião como Cone Sul é um espaço de comunhão. “Esse momento de partilha sobre o protagonismo juvenil é de suma importância para a Igreja Jovem que o Papa Francisco pede. Nesses dias vimos como é importante que os jovens aprofundem sobre a sua vocação Batismal, no qual ele a exerce à luz do Espírito Santo. A medida que o protagonismo Batismal cresce também se fortalece o discipulado e a missionariedade do jovem, e nesse caminho a Civilização do Amor vai crescendo”.

Preparação para o IX Encontro Regional da Pastoral Juvenil do Cone Sul

Os participantes também tiveram a oportunidade de preparar o IX Encontro Regional da Pastoral Juvenil que será realizado na Argentina, no próximo ano.
Talita Teresa, representante das Novas Comunidades na Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil, participa pela primeira vez de uma reunião latino-americana e para ela é muito importante ter um momento para partilhar as diversas ideias, sejam elas “comuns” e “incomuns”. “Estamos trabalhando para o próximo encontro do Cone Sul, e apesar de nossas diferentes culturas, e por sermos o único país da America Latina que não fala espanhol, temos muitas coisas e anseios parecidos, o Amor pela juventude nos une nessa missão.”

Para o delegado jovem da Pastoral Juvenil do Cone Sul, Lucas Galhardo, esse momento de encontro ajuda a potencializar o processo de comunhão e partilha entre os representantes do Cone Sul, e ajuda no processo de fortalecimento do nosso ser Igreja latino-americana.

Por Valesca Montenegro, da redação do Jovens Conectados

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email