Como será o kit peregrino da JMJ 2019? O Papa Francisco já recebeu!

Como será o kit peregrino da JMJ 2019? O Papa Francisco já recebeu!

Faltam poucos meses para o encontro com o Papa no Panamá.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá está cada vez mais próxima. Os jovens se encontrarão com o Papa Francisco de 22 a 27 de janeiro de 2019. Durante o Sínodo dos Bispos, o Santo Padre foi o primeiro peregrino a receber o kit da JMJ. Uma comitiva de jovens panamenhos entregou a mochila da jornada e alguns artigos religiosos.

Jovens panamenhos do Comitê Organizador Local entregam mochila do peregrino ao Papa Francisco (23 de outubro de 2018) / Crédito: JMJ Panamá 2019

O Santo Padre recebeu estes presentes das mãos de quatro jovens panamenhos do Comitê Organizador Local (COL), junto com o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e Yithzak González, Secretário da Pastoral Juvenil Nacional do Panamá. Os presentes foram entregues no final da apresentação do projeto “A sabedoria do tempo” durante o Sínodo dos Jovens.

“Nós, jovens, procuramos uma Igreja jovem e próxima, e a Jornada Mundial da Juventude se converte em um ponto de encontro para a escuta e o diálogo, para fazer uma bagunça, para reanimar os corações daqueles que já vivem uma experiência de fé e para impactar através do nosso exemplo os corações das pessoas que estão nas periferias, daqueles que estão distantes ou desanimados”, comentou Nelson, que esteve em Roma durante o Sínodo dos Bispos sobre os jovens.

Como adquirir o Kit Peregrino?

Kit peregrino da JMJ 2019 será entregue a todos os que se inscreveram (https://panama2019.pa); estão inclusos mochila e equipamento básico.

Os peregrinos poderão optar entre três modalidades de pacotes. A “modalidade A” é completa e inclui a estadia no Panamá a partir da tarde da segunda-feira, 21 de janeiro, até a tarde do domingo, 27 de janeiro de 2019 (com possibilidade de se alojar de forma gratuita também no domingo à noite). A “modalidade B” é para o fim de semana, incluindo a estadia no Panamá a partir da manhã da sexta-feira 25 de janeiro até a tarde do domingo 27 de janeiro de 2019 (com possibilidade de se alojar de forma gratuita também no domingo à noite). Já a “modalidade C” é para a vigília e Missa final, incluindo estadia no Panamá do sábado 26 de janeiro ao domingo 27 de janeiro de 2019. Os custos e detalhes dos pacotes podem ser conferidos no site oficial.

“Todas as modalidades incluem seguro médico, transporte e kit peregrino”, informou o diretor de Registro e Acolhida, Eydin Solanilla. Ainda segundo ele, o fechamento da inscrição pela internet será em 17 de janeiro de 2019.

“Esclarecemos que ninguém paga para ver o Papa, isso é gratuito. Com as inscrições os jovens contribuem com a cobertura de seguro médico, a cobertura de hospedagem e os diferentes gastos que implica a organização do evento”, explicou o arcebispo do Panamá e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom José Domingo Ulloa.

Como será o Kit Peregrino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá?

Oficialmente ainda não foi divulgado, mas a partir das jornadas anteriores é possível esperar conteúdos importantes para orientação na cidade e itens característicos do país sede.

Em Madrid (2011), na Espanha, os participantes ganharam um chapéu para se protegerem do sol e um leque para amenizar o calor. Já no Rio de Janeiro (2013), no Brasil, os peregrinos contaram também com um boné para proteger do sol e um squeeze diferente para beber muita água. Os jovens em Cracóvia (2016) receberam um item importantíssimo: capa de chuva. Diferente das duas últimas cidades, a capital polonesa apresentava temperaturas mais baixas.

Por comshalom, acidigital com informações da Jornada Mundial da Juventude

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email