Começa a Ampliada de Imperatriz, no Maranhão

Começa a Ampliada de Imperatriz, no Maranhão

 

Foto: DivulgaçãoElis Souza (Regional Nordeste 3) e Claudinei Lima (Regional Sul 2) deram início à abertura da Ampliada, declamando um texto sobre a missão e a organização da Pastoral da Juventude no Brasil (PJ). Logo em seguida, Hildete Emanuele, Secretária Nacional da PJ, convidou os integrantes da Coordenação Nacional da PJ e da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ, chamando pela região geográfica de nosso país. Depois foram apresentados os delegados, delegadas e convidados.

A mesa de abertura foi composta por Frankelly Silva (coordenadora do Grupo Jovem GUC – Grupo Unido em Cristo) de Imperatriz, Hildete Emanuele, Claudio Jonhson (Nordeste V), Dom Gilberto Pastana (bispo de Imperatriz), Dom Eduardo Pinheiro (bispo auxiliar de Campo grande e bispo referencial do Setor Juventude da CNBB), Dom Vilson Basso (bispo de Caxias, no Maranhão, e referencial da Juventude do Nordeste 5), padre Carlos Sávio (Assessor do Setor Juventude da CNBB) e Raquel Pulita (da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ).

A acolhida inicial foi feita por Dom Gilberto Pastana, destacando a alegria de receber a juventude do Brasil na diocese de Imperatriz. Ao se dirigir aos/as jovens/as da Ampliada, Hildete convidou os jovens a aproveitarem as sinais da Ampliada.

– Vocês fazem parte da história da PJ. Aproveitem, rezem e sintam cada sinal dessa Ampliada. Deus se manifesta em cada sinal simples. Percebam os sinais de Deus para Pastoral. Acolhamos esses sinais.

Para Dom Eduardo, “é uma Providência Divina a Ampliada Nacional da PJ acontecer entre duas grandes festas da Igreja, que é a Epifania e o Batismo do Senhor. A assessora Raquel Pulita reforçou que não deixemos de nos inspirar na Mãe Aparecida e “Sejamos discípulos missionários.”  E, fechando a rodada de falas, Dom Vilson, com carinho de Pai e Pastor, nos relembrou que “A Conferência Episcopal de Puebla foi a semente que fez desabrochar o trabalho com juventude na Igreja do Brasil”. Em seu testemunho, ele falou que, nos 31 anos desde Puebla, PJ foi uma escola para a juventude e que “depois deste tempo todo, a paixão pela juventude continua mais forte”. Ao finalizar, enfatizou que “é necessário procurar decisões simples, concretas e possíveis de serem realizadas”.

Após a mesa de abertura, foi apresentado um vídeo com mensagens de jovens brasileiros/as, de outros países, assessores/as e tantos/as outros/as que amam e trilham ou já trilharam seus caminhos na Pastoral da Juventude. Foi um momento de grande alegria e memória da caminhada da PJ no Brasil.

O primeiro dia foi encerrados com uma Celebração Eucarística de abertura na Catedral Diocesana de Nossa Senhora de Fátima, animada pelos jovens da Pastoral da Juventude da diocese de Imperatriz e presidida por dom Gilberto, que durante a homilia, pediu aos participantes que não nos esqueçamos da realidade da juventude dos grupos de base das comunidades eclesiais, pois ela é a razão de sermos e fazermos pastoral.

Ampliada Nacional

A Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude é a maior instância deliberativa da PJ. Nela se decidem os rumos e onde a PJ nacionalmente irá centrar forças nos próximos anos, tendo como luz o Evangelho, a realidade da juventude, a história da pastoral e os documentos e ações da Igreja, referentes à evangelização da juventude.

A ANPJ acontece de 8 a 15 de janeiro com a temática “PJ: Missão e Profetismo” e o lema “Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!”.

Acompanhe as notícias pelo site da Pastoral da Juventude e pelo Twitter: @pjnacional.

Da Equipe Nacional do projeto Teias da Comunicação (PJ)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email