Com o tema do projeto “ide” jovens do ENC e #Conecta encerram o Julho das Juventudes

Com o tema do projeto “ide” jovens do ENC e #Conecta encerram o Julho das Juventudes

Para encerrar o Julho das Juventude, a cidade de São Paulo recebeu entre os dias 20 a 22 de julho o ENC (Encontro Nacional de Jovens e Adultos de Congregações) e o #Conecta (Encontro Nacional para Lideranças Juvenis e os Assessores Adultos dos Grupos Jovens Paroquiais, Pastoral dos Adolescentes e do Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC).

Clique na foto para ver a galeria completa.  ENC e CONECTA

O principal assunto apresentado nos encontros foi o “ide”, o projeto de Evangelização da Juventude brasileira para o próximo triênio (2018-2020). Dom Vilsom Basso, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB – CEPJ, ao abordar os 5 eixos (Missão, Formação, Estruturas de Acompanhamento, Ecologia e Políticas Públicas), ressaltou a importância dos jovens líderes das congregações e grupos paroquiais serem protagonistas e difusores deste projeto em seus grupos.

>> Faça o download da proposta do projeto ide.   ENC

As congregações tem um papel de grande importância para a juventude, pois estão presentes também nas escolas e universidades e é muito importante que cada jovem se reconheça dentro do carisma da congregação e permaneça nela, como ressalta a jovem Ariany Leite (Representante das Congregações Religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil e membro da Juventude Missionária Redentorista), “através desse encontro também vimos como é importante que as congregações tenha consciência da unidade e comunhão entre si para aproximarmos esses laços para ações conjuntas”. Também para o jovem João Batista Dantas Junior, responsável pela comunicação do Conselho Nacional da AJS (Articulação da Juventude Salesiana), o encontro foi importante pela possibilidade de conhecer o trabalho de outras congregações “tivemos uma grande troca de informações no encontro o que nos ajuda a termos muitas ideias de trabalhos para ajudar na evangelização da juventude mas acredito que o material mais robusto que conseguimos a partir do encontro é o próprio projeto “ide” pois percebemos que foi um projeto que mesmo com sua linguagem simples foi muito bem pensado e trabalho para que possamos trabalhar com a evangelização juvenil”.

>>Faça o download da carta de Dom Vilson para os participantes do ENC

 

#Conecta

Com o objetivo de dar cada vez mais visibilidade e unidade aos grupos paroquiais, presença expressiva nas diversas paróquia de todo o Brasil, o encontro #Conecta recebeu jovens e assessores adultos de de diversos lugares do país. Além da proposta de trabalho a partir do projeto ide, foram apresentadas sob a mediação do Pe. Antonio Ramos do Prado, sdb, Assessor da CEPJ, algumas metodologias de trabalho que podem ser utilizados na organização das atividades pastorais do grupo. Através das oficinas, foram trabalhados os temas de liderança e discípulos missionários e como aplicação-los em seus grupos. 

>>Faça o download da carta de Dom Vilson para os participantes do CONECTA

  Jovens rumo ao Sínodo dos Bispos 2018

Os jovens Ariany e Lucas Galhardo (Representante dos Movimentos na Coordenação da Pastoral Juvenil e membro da Juventude de Schoenstatt), partilharam suas experiências e assuntos abordados durante a reunião pré-sinodal, e “de maneira simples nos fizeram vivenciar um pouco de como foi esse momento e o papel importante da juventude nesse grande momento da nossa Igreja.”, afirma João. O Sínodo dos Bispos acontecerá entre os dias 3 a 28 de outubro deste ano e tem como tema “Os jovens a fé e o discernimento vocacional”.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email