Colômbia “esquenta os motores” para a JMJ Rio 2013

Colômbia “esquenta os motores” para a JMJ Rio 2013

Em entrevista com o Departamento de Comunicações da CEC, o padre Roberto Arenas, diretor da Seção de Juventude do Episcopado Colombiano, comentou que já está sendo formado uma equipe que coordenará todo o trabalho da jornada e que é orientado por Dom Juan Vicente Córdoba, Secretário geral da CEC e bispo de Fontibón.

Devido ao fato que a Cruz e o Ícone da JMJ – que atualmente peregrina pelas Dioceses brasileiras, não passarão pela Colômbia, mas pela Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile, o sacerdote anunciou que foi concedido aos colombianos uma réplica da Cruz da JMJ, com uma pedaço da Cruz original, que peregrinará pela maioria das dioceses da nação sulamericana, para que “se converta em testemunho da esperança para a juventude de nosso país, que tanto necessita”, como acrescenta o padre Arenas.

Na entrevista, o diretor da Seção da Juventude da CEC, também se referiu ao “Magistério de Bento XVI sobre os jovens”, material que os responsáveis da Pastoral Juvenil do mundo receberam durante o último encontro internacional sobre as JMJ realizado em Roma de 29 de março a 1º de abril, no qual participou o padre Arenas.

Segundo expõem o sacerdote, o material recompila os 7 anos de Pontificado de Bento XVI, “onde o Magistério dos jovens é abundante”, e onde são abordados temas como qual é a maneira de propor aos jovens a presença da Igreja como companhia fiável de verdadeiros amigos, como convidar aos jovens a dar testemunho e “como nos convidar a nós -sacerdotes, religiosos, leigos- a dar testemunho de esperança diante da juventude”, acrescentou.

Também fez referência sobre o abordado durante o encontro internacional das JMJ, onde foi realizado um balanço da Jornada Mundial de Madri e levantou-se as perspectivas da próxima a celebrar-se no Brasil.

Disse que o balanço do evento na capital espanhola “foi muito positivo”, primeiro, porque na Espanha “houve uma preparação, não somente enquanto as atividades, mas a preparação espiritual”, expressando também que “a celebração da jornada foi um êxito em muitos de seus aspectos”.

Referente ao evento no Rio de Janeiro, assinalou que será iniciada a preparação espiritual também tendo em conta as mensagens do Santo Padre para as JMJ. “Este ano estamos trabalhando o tema ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’, sobre o sentido cristão de alegria. E para o ano que vem, o Papa nos propõem um texto do Evangelho de São Mateus ‘Ide e fazei discípulos a todos os povos”, acrescentou.

Algumas dioceses da Colômbia, também iniciaram o caminho para que -como ocorreu durante 2011-, mais jovens participem da JMJ Rio 2013, como é o caso da Arquidiocese de Bogotá, que do seu Comitê Arquidiocesano para a Jornada, pretende superar o número de participantes de Bogotá, que o ano passado foi de mais de 800 jovens.

Com informações da Conferência Episcopal de Colômbia e do Comitê Arquidiocesano da JMJ de Bogotá.
Gaudium Press / Sonia Trujillo

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email