CNBB lança projeto ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil como evento oficial na JMJ Rio 2013

CNBB lança projeto ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil como evento oficial na JMJ Rio 2013



O evento “Bote Fé” é realizado pela CNBB mensalmente nas principais dioceses por onde a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora estão passando no projeto de peregrinação que, além dos objetivos pastorais, divulga a JMJ Rio 2013. Já a ExpoCatólica é uma feira pastoral e profissional com o objetivo de organizar e promover o segmento religioso católico. Juntos, ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil prevê ocupar 200 mil m² do Centro de Exposições Riocentro, em 2013, começando dentro da programação oficial da Semana Missionária e se estendendo para os dias da própria JMJ Rio 2013.

10 anos
A ExpoCatólica completará 10 anos em 2013 e pela primeira vez será realizada no Rio de Janeiro. Para a secretária-executiva de Comunicação da JMJ Rio 2013, Graziele Lacquaneti, “a ExpoCatólica, é uma parceria que tem por objetivo promover a evangelização por meio dos produtos brasileiros. A feira com os distribuidores e expositores católicos, será uma grande oportunidade para que a Palavra de Deus seja ainda mais difundida na Jornada”, disse Graziele.

Em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro (COL), o evento também conta com o apoio dos Governos Federal, Estadual e Municipal. “O objetivo é ter um espaço para acolher e dar estrutura principalmente aos membros da Igreja do Brasil que estarão no Rio de Janeiro, além de servir de apoio para os participantes da JMJ”, disse Pe. Valdeir Goulart, membro da comissão administrativa da CNBB e coordenador geral do evento.

Diferente do que acontece nos Botes Fé locais, a ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil acontecerá durante sete dias com atividades musicais, culturais, pastorais e de apoio à JMJ Rio 2013. “Teremos em um só espaço toda a diversidade católica exposta nas mais diversas formas de cultura, arte, educação, evangelização, solidariedade e, claro, de ser Igreja, além de um grande setor com produtos e serviços para o fomento da fé católica”, explica Fábio Castro, Diretor da Promocat e responsável pela Direção Geral do Evento.

Em comunhão com as comissões oficiais para a JMJ Rio 2013 (COL), a Expocatólica Rio – Bote Fé Brasil também ficará aberta durante os primeiros dias da JMJ para servir de apoio aos visitantes. Com início marcado para o dia 20 de julho, a Feira encerra no dia 26, sexta-feira. No sábado e no domingo, dias 27 e 28, acontecerão os eventos finais da JMJ Rio 2013.

Uma estrutura gigantesca é desenvolvida para dar suporte aos participantes da JMJ Rio2013 que visitarão a Feira. Essa estrutura é tão grande, que a CNBB planeja fazer no local uma espécie de Centro de apoio para a Igreja do Brasil, onde as dioceses poderão acolher seus membros. O local terá infraestrutura para acesso à internet, serviço de telefonia, atendimento médico e até mesmo o simples ato de carregar um celular ou notebook. “Em Madri, na última JMJ, encontramos muita dificuldade para ações simples do cotidiano, como comprar um cartão telefônico ou material litúrgico que precisávamos”, diz Pe. Valdeir.  

O espaço será um centro de referência para todo o clero, religiosos (as) e leigos (as) do Brasil que estarão no Rio. “Um verdadeiro ponto de encontro e centro de apoio à disposição da Igreja”, completa Fábio Castro.

A CNBB e a Promocat colocarão a disposição do COL toda a estrutura montada para a realização da ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil para os dias da JMJ Rio2013. “Nosso evento está dentro dos dias da Semana Missionária e vai até 22 de julho. Depois desse dia considera-se oficialmente aberta a JMJ Rio2013 e as atividades são de responsabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro (COL). Mas queremos que nossa estrutura possa servir para, de alguma forma, contribuir com a JMJ Rio2013”, disse Pe. Valdeir. O espaço acolherá com segurança até 100 mil pessoas ao mesmo tempo.

O lançamento da programação e dos espaços para os expositores acontecerá às 19:30 no pavilhão Azul do ExpoCenter Norte, em São Paulo, nos auditórios da ExpoCatólica 2012 e inclui também a apresentação do Tema da Campanha da Fraternidade 2013 que abordará questões da juventude. 

DVD Bote Fé
Durante a Expocatólica de 2012 também terá pré-lançamento do DVD Bote Fé, gravado na Praia do Forte, em Natal (RN), em fevereiro deste ano. A venda do DVD e lançamento oficial serão divulgado em breve.

A equipe do Jovens Conectados também estará no estande Bote Fé, divulgando as atividades de comunicação ligadas à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.

Expediente:
Lançamento oficial da Expocatólica Rio – Bote Fé Brasil
Local: Av. José Bernardo Pinto, 333Vila GuilhermeSão Paulo, SP
Data e horário: 6/7 às 19h30
Contato:
jornalismo@promocat.com.br – (11) 2099 6688

Com informações do portal Midiacatolica.com

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email