CNBB lança documento sobre a Palavra de Deus na missão da Igreja

CNBB lança documento sobre a Palavra de Deus na missão da Igreja

Os bispos do Brasil, animados e fortificados pelo documento do papa Bento XVI “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja” (Verbum Domini), nos oferecem o presente texto: “Discípulos e Servidores da palavra de Deus na Missão da Igreja”. Ele é fruto de um longo percurso iniciado na 48ª Assembleia Geral, em Brasília, no ano de 2010, e concluído na 50ª Assembleia Geral, de 18 a 26 de abril de 2012, em Aparecida.

Composto por três capítulos, ele lembra que Deus fala ao ser humano, porque o busca e deseja dialogar com ele. Diálogo como palavra-revelação! A manifestação e busca de Deus têm sua plenificação na Palavra encarnada e viva (Cap I). A Palavra que busca, suscita não apenas uma resposta, mas gratidão profunda pelo encontro com a palavra que é Jesus Cristo. Por isso, a Comunidade, formada pelos filhos e filhas de Deus, lê, acolhe e testemunha a Palavra (Cap II). A animação bíblica da pastoral, como expressão da dinâmica da Palavra na missão da Igreja, vem indicada a partir de três eixos: formação, oração e anúncio. Juntos, eles respondem às principais necessidades e aos desafios para que a Palavra de Deus possa ser fonte de autêntica renovação da vida cristã, em nossas Comunidades (Cap III).

O texto é resultado do estudo, reflexão e de diálogo fraterno.  Ele firmou a convicção de que “alimentar-se da Palavra é o primeiro e fundamental dever da Igreja. De fato, se o anúncio do Evangelho constitui sua razão de ser e a sua missão, é indispensável que a Igreja conheça e viva aquilo que anuncia” (Bento XVI, Homilia de abertura do Sínodo, 5/10/2008). Mas também, confirmou  que “é indispensável a promoção pastoral robusta e credível do conhecimento da Sagrada Escritura, para anunciar, celebrar e viver a Palavra nas comunidades cristãs” (Bento XVI na homilia da missa de encerramento da Assembleia Sinodal 26/10/2008).

“Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1, 38), disse a Virgem Maria ao anúncio feito a ela por Deus. Assim, este documento da CNBB quer colaborar para que a caminhada bíblica – cujos frutos são já bem presentes em nossas Comunidades – se consolide e se expanda sempre mais como nova evangelização e possibilite uma permanente renovação eclesial.

O livro pode ser adquirido pelo site das Edições CNBB.

Das Edições CNBB 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email