Celebre o “Holywins” e “esqueça” o Halloween

Celebre o “Holywins” e “esqueça” o Halloween

Há alguns anos, diversas dioceses, paróquias e comunidades católicas em várias partes do mundo se propuseram a recuperar o dia 31 de outubro como a Véspera de Todos os Santos. Assim, nasceu a celebração “Holywins” (a santidade vence), para festejar com as crianças e jovens a vocação universal à santidade.

Brasil

Um grupo de crianças de Araraquara (SP) não quer nem saber dessa festa, pelo contrário, há um tempo já vêm imaginando e preparando a fantasia de santo com a qual participarão de um animado baile católico.

Trata-se do “Bailinho Kids” (o baile de todos os santos), promovido pela Comunidade Beatitudes, a qual em meio a uma cultura que vem sofrendo forte influência das tradições exteriores, como o Halloween, busca levar as crianças a viver “uma experiência de fé”.

Para Carol Zabisky, iniciadora do projeto, diante dessa “cultura do Halloween”, é preciso que os pais “ofereçam Jesus e o céu para seus filhos, sem medo”.

“Quando a luz de Cristo brilha no coração dos pequenos, dificilmente os ‘bichos-papões’ da cultura de morte tomam espaço em suas mentes. Ofereçam Jesus e o céu para seus filhos”, completou.

Ela contou que a ideia surgiu em 2014, depois que deram início a “um grupo de evangelização infantil, voltado para os filhos dos membros da comunidade”.

“Era urgente a necessidade de levarmos as crianças a uma experiência com a pessoa de Jesus e educá-las na fé católica”, explicou.

No Mundo

Estas atividades são realizadas por organizações católicas por todo o mundo, como por exemplo a comunidade Emmanuel que organiza entre os compatriotas de São João Paulo II, nas ruas de Varsóvia, a procissão de “Todos os Santos”, com adoração Eucarística e benção do Santíssimo.

“Queremos mostrar o aspecto alegre da celebração com todos os santos. É também uma alternativa para o Dia das Bruxas. Por isso, convidamos todos, especialmente toda a família para vestir-se como os seus santos preferidos e a sair conosco neste desfile animado e colorido”, dizem os organizadores.

Na diocese de Alcalá de Henares (Espanha), o “Holywins” é realizado desde 2009 com dinâmicas especialmente direcionada para as crianças, na Plaza de los Niños Santos. Com a celebração eucarística na Catedral Magistral, adoração e evangelização pelas ruas.

Como um “plus” adicional, o “Kerygma” grupo diocesano da diocese espanhola oferece aos interessados um material de catequese para as crianças aprenderem a viver mais intensamente a “Noite de Todos os Santos”.

Vamos juntos difundir o “Holywins”!?

Fonte: acidigital

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email