Carreatas marcaram 30 dias para a JMJ RIO 2013

Carreatas marcaram 30 dias para a JMJ RIO 2013


Buzinas em diversas cidades do País lembraram os fiéis que em apenas um mês, 23 de julho, começa a Jornada Mundial da Juventude. As carreatas no domingo (23) reuniram centenas de pessoas em cidades como Brasília, São Paulo, Aracaju e Montenegro (RS). A iniciativa foi organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Em Aracaju, católicos de várias paróquias e comunidades fizeram uma carreata. O evento começou às 15h com a missa celebrada na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, e concelebrada pelos padres José Dácio, pároco da Catedral, o Pe. Carlos Augusto, vigário paroquial, além do responsável pelo Setor Juventude, padre Geofredes Alves, que afirmou: “É maravilhoso ver que os jovens se envolvem nos eventos de preparação para a JMJ, podemos dizer que estamos prontos para o encontro com o Sumo Pontífice.” Em Itabaiana, cidade localizada na região central de Sergipe a 52 km de Aracaju, diversos movimentos jovens do interior do Estado participaram da carreata.

Reunindo mais de 200 veículos, carreata “Bote Fé na JMJ Rio 2013” percorre orla marítima de Maceió na contagem regressiva de 30 dias para a JMJ. Jovens de diversos Movimentos e Pastorais se fizeram presentes e entregavam bandeiras com o símbolo da JMJ aos carros que se uniam à carreata. Para Fábio Rogério, do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), “esta carreata nos diz que a JMJ está muito perto. Foram anos de espera para que este maior evento da juventude católica se realizasse no Brasil, e agora, mais do que nunca, é hora da contagem regressiva. Com isso, queremos mostrar que a juventude de Maceió e de toda Alagoas estará marcando presença na JMJ”, comentou o jovem.

Em Brasília, a carreata partiu da praça onde foi celebrada a primeira missa na capital do país, em 1960, e seguiu até a catedral. Cerca de 40 pessoas participaram do ato. À frente dos carros, seguiam réplicas dos simbolos peregrinos da JMJ. Quando chegaram à catedral, jovens cantavam o hino do Bote Fé para receber os símbolos e comemorar a chegada da carreata. Curiosos ficavam sem saber o que se passou e foram perguntar o que eram todas aquelas bandeiras. Para a bancária Andressa Tani, marcar a data é importante “para que possamos abrir os nossos corações para viver a JMJ. A carreata marca unidade nas capitais do Brasil, unidade com as arquidioceses e com o público que vai ao Rio de Janeiro.”

O morangão, no Vale do Caí (RS), foi um dos pontos de encontro para os jovens que fizeram carreata em diversos municípios do Rio Grande do Sul.

São João
Nem todos marcaram os 30 dias para o início da JMJ com a carreata, os jovens da Diocese de Guarapuava (PR) juntou-se com a Associação dos Corredores de Guarapuava para realizar a Caminhada “Bote Fé na Vida”.

Os jovens da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) comemoraram a data em clima de festa junina, com uma manhã de louvor, animação e calor humano, com a campanha abraço grátis. Além de adoração eucarística e missa, os jovens foram fazer missão num parque da capital pernambucana para divulgar a Semana Missionária, que será realizada no Recife, entre os dias 16 e 20 de julho, com a presença de peregrinos estrangeiros. A próxima atividade da juventude será uma vigília, que será realizada do dia 6 para o dia 7 de julho.

Com informações de diversas dioceses

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email