Campanha da Fraternidade 2019 reflete a importância das políticas públicas

Campanha da Fraternidade 2019 reflete a importância das políticas públicas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o vencedor do concurso do cartaz da Campanha da Fraternidade 2019, o religioso paulino, padre Erivaldo Dantas.

“O cartaz visa ser a imagem que norteará o desejo da Igreja do Brasil de ajudar a sociedade a refletir sobre importância das políticas públicas, como meio de assegurar as condições mais elementares para construção e manutenção da sociedade, de modo que as pessoas possam viver dignamente nas suas várias realidades”, explica padre Dantas.

A escolha da obra vencedora foi feita pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, e devia obedecer especificações estipuladas no edital do concurso, entre as quais evidenciar o tema da CF 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27)”.

Segundo padre Dantas, a arte do cartaz busca expressar questões relacionadas à educação, saúde, meio-ambiente e desenvolvimento social. “Levando em consideração que a temática das políticas públicas é bastante ampla e que dizem respeito a toda a sociedade, não se pode falar de políticas públicas sem levar em consideração tais aspectos. Por isso busquei de alguma forma, representar por meio de silhuetas, a presença de algumas destas categorias que considero fundamentais para a discussão das políticas públicas”, explica.

O vencedor conta que ficou muito contente e agradecido com a escolha, e que se sentiu honrado de poder colaborar com a Igreja em uma das suas maiores campanhas no Brasil.

A CF 2019 vai aprofundar o que são as políticas públicas enquanto garantidoras de direitos, buscará fazer a distinção entre política de governo e políticas de estado, bem como vai tratar do processo de uma política pública – da agenda à avaliação e monitoramento.

JUVENTUDE E CF

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade a  Comissão Pastoral Episcopal para a Juventude da CNBB oferece ao público o curso de Políticas Públicas, oferecido gratuitamente na plataforma EaD. Com a finalidade de formar os jovens para uma postura crítica e cidadã. As inscrições para o curso terminam dia 31 de agosto de 2018 e as aulas têm início no dia 1º de setembro.

O curso oferece ao estudante um panorama crítico sobre o conjunto de ações públicas em favor da população promovendo a cidadania, sejam elas voltadas à saúde, educação, cultura, trabalho etc.

Entre diversas temáticas, o participante estudará sobre as estruturas de poder, da sociedade civil, estrutura do Estado, o Poder Legislativo, a gestão de políticas públicas, os atores sociais, participação nos conselhos municipais e estaduais, além de temáticas específicas para a juventude, como as políticas públicas direcionadas aos jovens.

Mais informações, AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email