Bote Fé foi “momento histórico” em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Publicado em 18 de março de 2013 Por 1 Comentário

Momento histórico para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) na quinta-feira (14), dia este em que a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, visitaram a diocese.

O que se viu neste espaço de tempo é difícil de descrever com palavras ou fotos. A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, que já haviam visitado as dioceses de São Mateus e Colatina, foram entregues pela arquidiocese de Vitória, que no dia anterior receberam os símbolos, à diocese de Cachoeiro no Santuário de Anchieta, ao assessor diocesano da Juventude, Pe. Enildo Genésio de Souza, além dos padres Fábio Eduardo de Lima Santos, Andherson Francklin Lustosa de Souza e Gilberto Roberto Roberto da Silva.

Ao sair de Anchieta, em carreata, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude foram conduzidos até a igreja de São Sebastião, em Piúma, para um breve momento de oração. Ao deixar Piúma, a carreata prosseguiu até a cidade de Itaipava, onde um trio elétrico já esperava para animar ainda mais a peregrinação pelo litoral. Com muito entusiasmo os símbolos passaram por Itaóca e pela Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Barra, até chegar a Itapemirim.

O que se viu no trajeto, embora em cidades diferentes, foi o mesmo sentimento, a mesma alegria no rosto de cada jovem, de cada criança ou idoso. O forte calor não foi capaz de atrapalhar em nada a festa que prosseguia às margens do mar.

Em Itapemirim a Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora foram entregues aos seus mais entusiastas companheiros, os jovens. Elevados nas mãos que se juntavam e faziam um único corpo, os símbolos foram conduzidos em caminhada até chegar de forma triunfal a Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, por onde permaneceu durante toda a tarde para momentos de oração e testemunho de jovens, além da fala do bispo diocesano dom Dario Campos.

Ansiedade
Em Cachoeiro de Itapemirim a ansiedade já tomava conta, horas que passaram rápido para quem estava no litoral, mas que corria lento para quem já aguardava em Cachoeiro. A ansiedade estava perto do fim. Às 16h aconteceu a Celebração Eucarística na Matriz de Itapemirim, celebrada pelo coordenador do Regional I, Pe. Andherson Franklin Lustosa de Souza, e concelebrada pelos padres do regional.

Ao terminar a celebração foi a vez do Regional I se despedir da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, que em carreata seguiram para Cachoeiro.

A noite caiu e os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram à Safra, para alegria de quem já estava no local. A cada momento de montagem da Cruz e do Ícone eram escutados brados de comemoração, quando a Cruz e o Ícone já estavam a postos, foram saudados por uma calorosa salva de palmas.

A carreata partiu em direção à Ilha da Luz, cortando a cidade de Cachoeiro com muita festa. Quando os símbolos chegaram ao destino, a multidão que aguardava no local comemorou, gritou e aplaudiu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Pela segunda vez no dia a Cruz e o Ícone foram passados às mãos da juventude, que com a alegria e vitalidade típicas da idade levaram os símbolos até o altar, para a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano dom Dario Campos e concelebrada pelos presbíteros da diocese.

Testemunho
Em sua homília, dom Dario destacou a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, salientando todo o caminho que os símbolos fizeram pelo litoral até chegar ali, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, e toda a festa que a diocese, em especial a juventude, fazia ao caminhar lado a lado com os símbolos.

Dom Dario também destacou o chamado a ser testemunha de Cristo “nós, com nosso coração jovem, queremos ser testemunhas, estar ao lado do nosso Senhor Jesus, na nossa cidade, na nossa comunidade”. Ele convocou os jovens manifestar a vontade de ser testemunhas de Jesus neste mundo, o que foi prontamente atendido, quando a multidão a plenos pulmões gritou: “Eu quero ser testemunha de Jesus no Mundo”.

O bispo diocesano de Cachoeiro também falou sobre a alegria de toda a Igreja com a escolha do novo Papa Francisco, que já mora no coração de todos, e a prova disso foi a maneira carinhosa e acolhedora como o novo Sumo Pontífice foi saudado por todos presentes na Ilha da Luz ao ter o seu nome lembrado.

Show
Após a celebração teve início o show da Banda DOMINUS, que animou ainda mais os presentes, especialmente os jovens. A peregrinação dos símbolos da Jornada entrava em seus últimos momentos e após o show foram levados em procissão silenciosa até a Catedral de São Pedro, onde ficou durante a madrugada para vigília dos jovens.

Às 6h, o último momento da passagem da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora aconteceu com a Missa na Catedral, presidida por dom Dario Campos, no qual os símbolos foram entregues e enviados à diocese de São José dos Campos (SP).

Antes de seguirem para sua próxima parada, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude receberam o “até breve”, pois a diocese de Cachoeiro, em especial a sua Juventude, logo estará reunida novamente com símbolos, na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, juntamente com o Papa Francisco.

Os símbolos deixaram a Catedral de São Pedro por volta das 7h, mas as emoções vividas nesta passagem pela diocese de Cachoeiro jamais serão esquecidas. Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Rumo a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.

Por Departamento Diocesano de Comunicação

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

1 Comentário para “Bote Fé foi “momento histórico” em Cachoeiro de Itapemirim (ES)”

  1. Stanley Borsoi de Souza disse:

    Aonde estão as fotos do Bote Fé Cachoeiro? Ficou muito lindo!!!

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais