Bote Fé Aparecida: última estação dos símbolos da JMJ antes do estado do Rio de Janeiro

Bote Fé Aparecida: última estação dos símbolos da JMJ antes do estado do Rio de Janeiro

A Casa da Mãe Aparecida, neste fim de semana, se transforma na Casa da Juventude. Normalmente, sábados e domingos são dias em que o Santuário fica repleto de peregrinos e romeiros que vão saudar a padroeira do Brasil. Mas, além disso, este penúltimo fim de semana de abril também conta com a presença de jovens de todo país no Bote Fé e Hallel Internacional Aparecida.

Na noite desta sexta-feira, 19, a juventude acompanhou a procissão com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que saíram da Basílica Velha rumo à Tribuna Papa Bento XVI, no pátio externo do Santuário, onde o Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Cardeal Dom Raymundo Damasceno, realizou a cerimônia de abertura do Bote Fé Aparecida, juntamente com o assessor da Comissão para Juventude, padre Antônio Ramos do Prado.

Já neste sábado, 20, Dom Damasceno presidiu a Missa de abertura do Hallel, no Santuário Nacional. Em sua homilia, o cardeal destacou que toda caminhada com os símbolos da JMJ – Cruz e Ícone – pelo Brasil motiva os jovens a evangelizar pois a fé um fato público. “A fé se manifesta em comportamentos visíveis como nas nossas relações sociais, políticas e culturais”, ressaltou.

Em seguida, o presidente da CNBB afirmou que não se pode fazer liquidação dos artigos da fé, uma vez que praticá-la é seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e da Igreja, mesmo quando os desafios e dificuldades se apresentam. “As palavras de Jesus nos elevam acima das modas e conveniências. Ao contrário, nos comunicam a vida eterna”, completou o cardeal ao reforçar que os jovens não podem se contentar com o que é pouco e mesquinho.

Por fim, o Arcebispo de Aparecida motivou os fiéis a assumirem sua parte e responsabilidade na construção de um mundo novo e a não permanecerem apenas nas críticas diante das dificuldades: “Não basta amaldiçoar as trevas, mas devemos acender uma luz no mundo”.

Hallel Aparecida

Em sua primeira edição, o Hallel realizado no Santuário Nacional, neste fim de semana, acontece em diferentes espaços como o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, a Matriz Basílica (Basílica Velha), auditório padre Noé Sotillo, Tribuna Papa Bento XVI, entre outros. Além dos shows nos palcos central (Centro de Eventos) e principal (Tribuna Papa Bento XVI) com artistas nacionais e internacionais, diversas atividades ocorrem nos módulos espalhados pelo Santuário: Maria, Bote Fé, Capela, Missão e Vocação, Sim à Vida e PHN.

Nomes como Martin Valverde, Ziza Fernandes, Dunga, Diácono Nelsinho Corrêa, Adriana Arydes, Vida Reluz, The Flanders, Via 33, Expresso HG, Anjos de Resgate e Rosa de Saron marcam presença neste Hallel que termina neste domingo, 21, quando os símbolos da JMJ serão entregues à Diocese de Volta Redonda.

Confira a programação e fotos do Hallel e Bote Fé Aparecida.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email