Blog Jovens sem Fronteiras: transformar o chamado ao pecado em chamado à salvação

Blog Jovens sem Fronteiras: transformar o chamado ao pecado em chamado à salvação

jovensf

O grupo é composto por 14 jovens que pretendem ser peregrinos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri e conta com a orientação do pároco, padre Alex Novais. Os jovens Thaisson Santarém e Daniel Átila são responsáveis pela atualização do blog e contam com a colaboração dos demais integrantes. Eles têm idade entre 14 e 22 anos e são todos estudantes. Além de participarem do grupo Jovens sem Fronteiras, eles colaboram como coroinhas e cerimoniários na paróquia, atuam na Pastoral da Juventude (PJ) e em outros grupos.

Como estão também se preparando para participar da JMJ, o grupo não sabe se terá condições de enviar um representante ao encontro de blogueiros do Vaticano. Eles estão buscando apoio para viabilizar essa participação.Quem puder contribuir com eles, pode entrar em contato por e-mail. Mesmo se não conseguirem participar, eles afirmam que agora estão ainda mais motivados a anunciar o evangelho por meio das mídias sociais.

Veja a seguir a entrevista que o jovem Thaisson Santarém concedeu aos Jovens Conectados:

Jovens Conectados: Qual o objetivo do blog Jovens sem Fronteiras?

Thaisson Santarém: Mostrar ao mundo que existem jovens dispostos a não perder tempo com bobagens e coisas que não edificam, mas evangelizar e fazer da internet uma atual Bodas de Caná, transformando o chamado ao pecado em chamado de salvação.

Jovens Conectados: Como surgiu o grupo?

Thaisson Santarém: O grupo foi idealizado após o término da animação da Festa Julina da nossa paróquia. Éramos uns 30 jovens. Surgiu a idéia da Jornada Mundial da Juventude. Até então, poucos sabiam da existência do evento.

Aapós um retiro que preparamos para rezar e ver se era mesmo da vontade de Deus que fôssemos para a JMJ, começamos os trabalhos. Passamos a nos reunir todos os sábados para rezar, para preparar eventos, verificar financeiro e administrativo; começamos a fazer missões de evangelização uma vez por mês nas quadras de nossa comunidade; preparamos uma espiritualidade para vivermos em conjunto, em unidade.
Jovens Conectados: Por que o nome Jovens sem Fronteiras?
Thaisson Santarém: Diante de muitas provações e frustrações, quase o desânimo e a desistência tomou conta do nosso grupo. Surgiu o nome: Jovens Sem Fronteiras! Pela Providência Divina, não haveria fronteiras, barreiras e provações suficientemente fortes para nos parar, parar nosso ardor evangelizador. 
Tivemos muitos eventos cancelados, excursão que não conseguimos fazer, desistências, combates… No entanto, temos agora a companhia do nosso pároco, padre Alex Novais, que irá conosco; temos o apoio da nossa comunidade, em todos os aspectos; temos doações de pessoas que se compadeceram de nossos esforços; agora houve a escolha do nosso blog para o Encontro de Blogueiros no Vaticano…

 

Jovens Conectados: Há quanto tempo existe o blog? Como tem sido a experiência?

Thaisson Santarém: Existe desde junho de 2010, porém, desde janeiro deste ano nos programamos mais para atualizar o blog e evangelizar de fato. A experiência tem sido maravilhosa, pois vemos muitos jovens usando o tempo precioso da internet com notícias sobre o Papa, sobre a Igreja, sobre o tempo litúrgico, etc. Estamos vendo que em vez de fazerem a divulgação de festas mundanas, muitos jovens divulgam notícias sobre shows evangelizadores. Ao invés de fofoca, os jovens falam de Deus.

Jovens Conectados: Por que evangelizar por meio da internet?

Thaisson Santarém: Porque a internet hoje é local onde mais os jovens estão se perdendo.

Jovens Conectados: Quais são as maiores dificuldades que vocês já encontraram na atividade de blogueiros?

Thaisson Santarém: Existem várias funções de um blogueiro evangelizador: pesquisar as notícias diariamente; verificar a veracidade dos fatos; ler, reler e editar as postagens antes de publicar; divulgar nas diversas mídias sociais e pessoalmente. Sendo assim, a maior dificuldade é ter pessoas formadas para fazer isso tudo e muito mais, com o objetivo de salvar almas.

Jovens Conectados: E as maiores alegrias?

Thaisson Santarém: Ver que nosso trabalho não está sendo em vão. Ver que a nossa ida à JMJ não está tão distante como imaginávamos. Ficar sabendo que jovens aprenderam algo com algum artigo ou notícia no nosso blog; ver as estatísticas do blog e saber que países com uma realidade religiosa não muito católica acessam nossa página. Ver quão ecumênico pode ser falar de Deus na internet.

Jovens Conectados: Quais as suas expectativas com relação ao encontro de blogueiros promovido pelo Vaticano?

Thaisson Santarém: Queremos buscar formação, saber quais são as melhores formas de evangelizar através de um blog e quais são as necessidades mundiais. Queremos aprender as diferentes realidades com pessoas de outros países, conhecer outras perspectivas de evangelização via redes sociais, ter o contato com a Igreja Mãe e nos sentir mais firmes com a missão.

Jovens Conectados: Querem acrescentar algo mais?

Thaisson Santarém: Estamos em uma caminhada quase do Calvário para chegar à Jornada Mundial da Juventude. Nunca tivemos tantas provações. Porém, o que mais nos motiva são as graças que Deus está nos concedendo, pois, se não fosse o Senhor se demonstrando nas pessoas que nos ajudam, já teríamos desistido. Sempre falamos para os jovens do nosso grupo: a Jornada será um prêmio que ganharemos se evangelizarmos aqui. Se nos dedicarmos ao máximo a levar Deus à nossa comunidade, certamente seremos premiados com a evangelização em Madri.

 

Aproveitamos a oportunidade para pedir a ajuda dos leitores. Quem quiser nos ajudar, temos um conta: Banco Itaú, agência 1678, conta corrente 19645-0.

 

Conheça o blog Jovens sem Fronteiras

Leia também:

Wagner Moura: blogando a favor da vida 

Rodrigo Gurgel: usar a internet para anunciar a Verdade

Edmar Araújo: colaborar para que as pessoas sorriam para Deus

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email