Bispos referenciais da Juventude se reúnem em Brasília

Bispos referenciais da Juventude se reúnem em Brasília

 

referenciais_abril2014

Os bispos referenciais da Juventude da Igreja no Brasil se reuniam nos dias 3 e 4, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), para refletirem sobre a caminhada da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude.

Dos 18 bispos referenciais da Juventude nos regionais da CNBB, 13 participaram do encontro da Comissão para a Juventude, presidida por dom Eduardo Pinheiro da Silva, bispo auxiliar de Campo Grande (MS), e com os dois assessores, padre Antônio Ramos Prado (Toninho) e padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro. A reunião também contou com a participação de dois membros da Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional, Anderlon Mendes de Aguiar, da Comunidade Obra de Maria, e Iago Rodrigues Ervanovite, da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).

Os bispos referenciais têm a missão de acompanhar e animar nos regionais o trabalho de evangelização da juventude protagonizado pelas pastorais, movimentos, novas comunidades, congregações religiosas e organismos, oferecendo apoio aos seus líderes e aos setores diocesanos de Juventude.

Na pauta da reunião estavam questões como avaliação do Encontro Nacional de Revitalização da Pastoral Juvenil, realizado em dezembro de 2013, com sua contextualização, dados gerais e ressonância na Igreja pelo país. Os bispos também refletiram sobre as pistas de ação que nasceram deste encontro, que contou com a presença de representantes de diferentes expressões eclesiais e assessores que atuam com a juventude.

A realidade nacional da Comissão para a Juventude também foi um tema abordado na reunião com os referenciais. Os bispos compartilharam as experiências vividas e atividades desenvolvidas em cada regional no âmbito da evangelização da Juventude, apontando desafios, compromissos. Também foi definido o calendário das atividades de 2014 e 2015.

Dentre as principais atividades organizadas pela Comissão para a Juventude em 2014, estão a Jornada Diocesana da Juventude, que marca o Dia Mundial da Juventude, celebrado no próximo dia 13, Domingo de Ramos, o Dia Nacional da Juventude, comemorado no 4º domingo do mês de outubro, 26. Também haverá o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que acontece em conjunto com a o 4º Encontro Nacional de Comunicação, organizado pelas comissões para Comunicação e Juventude, de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP).

Também a Missão Jovem na Amazônia, atividade organizada por várias comissões da CNBB e pelas Pontifícias Obras Missionárias, em dezembro, será uma das principais atividades juvenis deste ano.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email