Belo Horizonte sediará o primeiro Observatório da Nova Evangelização da América Latina

Belo Horizonte sediará o primeiro Observatório da Nova Evangelização da América Latina

domoctaviogde

Instituição da Santa Sé, vinculada diretamente ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o Observatório é um centro de estudo e investigação. Seu objetivo é identificar as distintas realidades já existentes no campo da Nova Evangelização e fazer conhecer o trabalho desenvolvido em dioceses, paróquias, movimentos apostólicos e comunidades eclesiais. Ao mesmo tempo, a instituição promove investigações teológicas e pastorais com a ajuda de universidades pontifícias.

Entre os fenômenos contemporâneos que serão acompanhados estão a internet e a comunicação via redes sociais, a preparação de leigos e o surgimento de seitas. Dom Octavio Arenas explicou que o foco do Observatório da Nova Evangelização está na família. “Os pais são os primeiros nesse processo e, por meio deles, vamos implementar a evangelização dos filhos”. Acrescentou ainda que as ações de evangelização desenvolvidas no âmbito da Arquidiocese de Belo Horizonte serão disseminadas para outros estados. Dom Octavio Arenas destacou a infraestrutura da PUC Minas como suporte fundamental para as ações do Vaticano.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, citou o Instituto Dom João Resende Costa e outras instituições vinculadas à Arquidiocese que vão trabalhar integrados no Observatório. “Temos a possibilidade de contribuir para a Igreja e ampliar as nossas ações. Esse é um compromisso para estreitarmos os nossos laços e articularmos as nossas diversas instituições de pesquisa”, salientou dom Walmor.

Além de BH, serão instalados este ano mais quatro Observatórios da Nova Evangelização, no Rio de Janeiro, Buenos Aires, Santiago do Chile e Medellín.

Da Arquidiocese de Belo Horizonte

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email