Atendendo ao apelo do papa, jovens saem em missão

Atendendo ao apelo do papa, jovens saem em missão

Reaviva Jovem faz missão no Morro dos Pinheiros


Jovens do Morro dos Pinheiros, em Teresópolis (RJ) e da diocese de Caxias do Sul (RS) saíram do conforto de suas salas de reunião para fazerem discípulos nos lugares necessitados da semente de esperança e fé dentro da realidade de suas cidades

Fazer discípulos entre todas as nações não foi um chamado distante, de um Jesus que viveu em Israel há dois mil anos. Esse chamado ecoa na vida de cada homem e mulher que se deixa conduzir pelas palavras do Evangelho nos dias de hoje.

Dentro dessa realidade, na última Jornada Mundial da Juventude (JMJ), do Rio de Janeiro, que teve como tema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”, o papa Francisco convocou especialmente os jovens a fazerem uma experiência deste encontro de forma prática. Segundo ele, essa vivência não deve ficar trancafiada de forma individualista para cada participante ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade, pois, seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde.

Nessa chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus como Senhor da vida e da história, o pontífice fez o desafio de que cada um levasse esse calor da luz de Cristo até as periferias, tanto geográficas como existenciais.

Atendendo a esse desafio do papa na JMJ, muitos grupos saíram do conforto de suas salas de reunião para fazerem discípulos nos lugares necessitados da semente de esperança e fé dentro da realidade de suas cidades.

Em Teresópolis, região serrana no estado do Rio de Janeiro, a missão aconteceu no Morro dos Pinheiros. A maioria dos integrantes do grupo “Reaviva Jovem” mora na região e conhece as necessidades do local, portanto, eles acreditaram que a inquietação missionária da JMJ era possível de aplicação na realidade vivenciada por eles.

De acordo com o coordenador do grupo, Tauat Resende, a experiência missionária foi impactante. “Sair de mim e ir ao encontro do outro sempre me muda. Quando fazemos isso com o objetivo de levar Cristo ao próximo é ainda mais bonito; poder ser presença d’Ele nas ruas e nas casas em que visitamos foi maravilhoso”, relata.

Nem mesmo a grande subida a pé e de baixo de um sol escaldante desanimou os jovens; eles se aliaram à reza do terço e surpreendiam os moradores com a alegria, como Carol Souza e Rayane Moreira. Elas relatam que o espírito de unidade e solidariedade se fez presente em cada casa onde entraram e puderam falar do amor de Deus aos doentes, rezar e conversar com as famílias.

Após se encontrarem com realidades difíceis, como uma família em estado de vulnerabilidade social, que possuía 11 filhos, eles realizaram a missão e concluíram que o chamado do papa realmente havia feito sentido. “A pureza daquelas crianças que não tinham outra coisa a não ser alegria para ofertar nos encantou. De fato, os maiores beneficiados dessa missão, com certeza fomos nós”, conta Tauat.

Gurizada de Caxias visita hospital

Assim como os cariocas, a juventude da diocese de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, movida pela mesma inquietação da JMJ, promoveu diversas atividades comunitárias e sociais, durante o seu horário habitual de encontros.

Dentre essas iniciativas, estão visitas a hospitais, casas de famílias, abrigos comunitários, parques, igrejas e shoppings. Em Caxias do Sul, foram visitados o Hospital Geral (HG) e o Hospital do Círculo. No HG, houve a distribuição das “Sementinhas do Bem” – trechos da Palavra de Deus aos que estavam na espera pelo atendimento.
No Círculo, jovens levaram alegria a pacientes e visitantes por meio de músicas, arte e animação. Na lista dos centros de saúde, também entra a Clínica Paulo Guedes, especializada em tratamentos psicológicos e para alcoólatras. Jovens visitaram a instituição e levaram momentos de oração à entidade.

Os imigrantes senegaleses que moram no bairro Desvio Rizzo, em Caxias, também receberam uma visita missionária. Outros missionários ainda visitaram o Parque da Lagoa, no mesmo bairro. Famílias do bairro Pioneiro também foram agraciadas com a visita de jovens em missão. Houve “blitz” de evangelização próximo ao Shopping São Pelegrino, na praça do bairro Planalto, e em frente à igreja de Lourdes.

Em Bento Gonçalves, cidade pertencente à diocese de Caxias, a gurizada organizou uma integração jovem na igreja São Bento. A cidade de Cotiporã, por sua vez, contou com uma gincana com a participação de mais de 120 jovens. Em Nova Prata, eles visitaram 150 casas populares, levando o Evangelho e o jeito jovem àquelas famílias.

E seu grupo, movimento ou comunidade está fazendo alguma coisa? Conte pra nós: noticias@jovensconectados.org.br

Por: Maria Amélia Saad, com colaboração do Setor Juventude de Caxias do Sul e Grupo Reaviva Jovem

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email