Artigo: Com Maria, vocacionados a Servir!

Artigo: Com Maria, vocacionados a Servir!

“Faça-se em mim a tua vontade” (Lc 1, 38). Eis uma afirmação que nos encanta, onde vemos a disponibilidade de nossa Mãe, em fazer a santa vontade de Deus. O mês de agosto de cada ano, dedicado às vocações, é uma importante oportunidade de rezar pelas vocações. E acima de tudo, se colocar diante de Deus como filho obediente que quer fazer a vontade de Deus, e ter a coragem de se perguntar, como o jovem de Assis: “Senhor o que queres que eu faça?” E ter a coragem e ousadia de ofertarmos nossos sonhos e limitações ao bom Deus que nos ama tanto e não se cansa de nos chamar. Este ano o mês vocacional tem como tema: “Com Maria, vocacionados a servir”. Ela é o nosso exemplo, inspiração e acima de tudo, nossa Mãe, que nos conhece e nos encaminha ao seu filho, Jesus Cristo.

Como precisamos pedir a Deus esta generosidade de deixar-nos guiar pela Sua vontade, e mesmo diante de nossas fragilidades e misérias dizer o nosso “sim” a Deus. “Sim” este que nasce de um encontro, uma experiência, um amor incondicional e gratuito. A nossa resposta vocacional nasce de coração grato, por reconhecer as maravilhas de Deus em nossa vida, afirmando como Maria: “O poderoso fez em mim maravilhas” (Lc 1, 49).

A cada domingo do mês vocacional, somos convidados a rezar pelas vocações especificas, pedindo a fidelidade de cada um que já responde ao chamado de Deus e pedir santas e numerosas vocações. No primeiro domingo do mês de agosto, rezamos pelo ministério ordenado, ou seja, bispos, sacerdotes e diáconos. No segundo domingo rezamos pelas vocações matrimoniais, para que sejam formadas famílias santas a exemplo da Sagrada Família, de Nazaré. No terceiro, rezamos pelas vocações consagradas e religiosas, de uma maneira especial neste ano da vida consagrada e religiosa, intercedendo por tantos homens e mulheres que doam a sua vida em uma comunidade e congregação. E no quarto domingo rezamos pela vocação dos nossos leigos, homens e mulheres que se doam nas paróquias e comunidades, que são convidados a ser sal da terra e luz do mundo. E neste ano, no quinto domingo rezamos pela vocação dos nossos catequistas. Enfim, todos os batizados chamados a responder com generosidade ao chamado de Deus.

Que Maria, a vocacionada do Pai, interceda por todos nós! Para que sejamos capazes de dizer “sim” ao chamado exigente e belo que Deus nos faz. E que em nossa oração, com um coração confiante na misericórdia de Deus, ousemos dizer: “Eis-me aqui, faça-se em mim a Sua vontade!”

Pe. Elias Aparecido da Silva
Formador Seminário Diocesano São José
Coordenador Pastoral Vocacional
Diocese de Uruaçu (GO) e Regional Centro Oeste

Padre Elias Silva

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email