Arriscar-se pela paz

Arriscar-se pela paz

Projeto Host Spot: 55 jovens de 9 países, entre eles a Europa  o Oriente Médio, juntos para conhecer de perto famílias de refugiados.O projeto é uma parceria com a Caritas Jordânia.

Voluntariado nos campos de refugiados na Jordânia

É a proposta dos Focolares, por meio da Ong New Humanity, em colaboração com a Cáritas Jordânia, Starkmacher e.v. (Alemanha) e outra associações. O projeto visa documentar histórias e situações ligadas ao dramático fenômeno do êxodo do Oriente Médio.

Uma carta de Amã, na Jordânia. É assinada por Wael Suleiman, diretor da Cáritas Jordânia, responsável pela acolhida de centenas de milhares de refugiados provenientes do Iraque, Síria e Palestina: «A vida não tem mais sentido para ninguém no Oriente Médio. Escuridão por toda parte. Medo. Morte. Ódio. Refugiados. Campos. Mas o ideal que nos faz ir para frente, para além de tudo isso, é descobrir todos os dias que Deus existe ainda, e ainda é Amor e nos ama imensamente, que o amor é mais forte».

É uma fé sólida a que sustenta o diretor da Cáritas Jordânia. E a fé é acompanhada por obras concretas: o compromisso diário de muitos voluntários, mas também ajudas e projetos internacionais.

Entre estes há também “HOST SPOT”, a proposta de New Humanity, com outras associações de nove países europeus e do Oriente Médio, para difundir uma cultura da compreensão e promoção dos direitos humanos. De 7 a 19 de agosto de 2016, um grupo de jovens de várias nacionalidades irá fazer uma experiência de voluntariado em um centro de acolhida, na Jordânia, movidos pelo desejo de ter uma consciência profunda das reais dificuldades que os refugiados enfrentam.

Foto: flickr.com

Zaatari, campo de Refugiados – Jordânia

Jovens com bagagens culturais diferentes, dispostos a adquirir competências e conhecimentos para defender o direito à liberdade de expressão, e a envolverem-se na produção de documentários que visam contar as histórias de vida dos refugiados. O projeto prevê o encontro com refugiados que fogem do conflito sírio e iraquiano, e que encontram abrigo na Jordânia.

Esta atividade insere-se em um projeto financiado pela Comunidade Europeia (programa Erasmus +) chamado “HOST SPOT”. O título reflete os dois aspectos do projeto. É um jogo com o conceito europeu de “abordagem Hotspot’ – termo da União Europeia para indicar os pontos de chegada, da primeira recepção aos refugiados, onde acontece a distinção com os migrantes econômicos – e as palavras host, que mostra o aspecto da acolhida, da hospitalidade, e spot, uma breve apresentação comercial entre os principais programas, na televisão ou rádio, visto que o projeto prevê a realização de um documentário.

Depois da Jordânia o projeto prevê um curso de formação na Turquia (outubro de 2016) com a finalidade de melhorar as capacidades jornalísticas e de storytelling dos participantes, para a promoção dos direitos humanos e, especialmente, da liberdade de expressão, e um curso na Alemanha (março de 2017) com o objetivo de desenvolver competências técnicas na produção de documentários sociais, com as imagens captadas na primeira experiência. Ao mesmo tempo será possível encontrar os refugiados nos campos alemães e fazer uma comparação entre os diversos sistemas de acolhida.

Por Focolare.org.
Info: info@new-humanity.org

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email