Arquidiocese de Juiz de Fora promove a 5ª Via Sacra da Juventude

Arquidiocese de Juiz de Fora promove a 5ª Via Sacra da Juventude

No último domingo (16), milhares de jovens participaram da Via Sacra Jovem que chegou à sua 5ª edição, em Juiz de Fora (MG). Os participantes saíram da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro do mesmo nome, e seguiram em direção ao Morro do Cristo. Durante o trajeto, os jovens refletiram as 14 estações do martírio de Jesus Cristo. Antes da caminhada o arcebispo metropolitano Dom Gil Antônio Moreira, celebrou uma missa.

As reflexões aconteceram durante todo o percurso e se relacionaram com a realidade dos jovens, o Sínodo Arquidiocesano, Campanha da Fraternidade e as conquistas da Arquidiocese nestes 90 anos de criação.

Durante a Via Sacra, os jovens se emocionaram.  “Acredito que a caminhada quaresmal é um momento de intensa reflexão e confraternização para a juventude da arquidiocese de Juiz de Fora. Ao nos reunirmos num mesmo propósito com certeza nos questionamos o por quê de estarmos ali, o que move tantos jovens, e o que Deus nos pede naquele momento”, destacou Ana Paula Duque.

Segundo ela, a caminhada é muito importante para os jovens se firmarem quanto Igreja e mostrarem que não estão sozinhos. “Que a Igreja, o bispo, os padres contem com a juventude e saibam que a juventude está disposta a colocar a mão na massa por um mundo melhor!”Ana Paula Duque – Jovem Missionária Continental

De acordo com o seminarista Carlos Alberto – Aluno de Filosofia 3º Período, foi possível presenciar uma juventude unida e animada sobre um único propósito: Jesus Cristo. “Cada um do seu jeito, participou juntamente com suas paróquias, grupos jovens e pastorais desse momento particular em nossa Igreja. O que marca atualmente a Igreja particular de Juiz de Fora é a presença constante e permanente de nosso Arcebispo, que acredita e investe nos jovens, como futuro de nossa Igreja. Destaco a presença de Dom Gil em todos os momentos conosco nessa caminhada, com seu sorriso sempre acolhedor.  Agradeço ao Senhor, pois, vi a presença de Deus através de um aperto de mão, de um abraço, um sorriso e, sobretudo a unidade que ali se estabeleceu, construindo aquilo que Jesus nos pediu: Que todos sejamos um (Jo 17,21).” Destacou

Lucas Araújo, integrante do Grupo Jovem Juppter da Paróquia Divino Espírito “É importante a gente quanto jovens ter participando de um evento desses, nos possibilitando aproximar o que a Igreja nos oferece, ter conhecimento mais de Jesus experimentar um pouco o que Ele passou, é muito gratificante e uma honra de participar.  Um momento diferente de crescermos juntos, na fé e na vida cristã.”

Via-Sacra da Juventude

Durante a 1ª Via-Sacra da Juventude, no ano de 2009, o arcebispo declarou que todo segundo domingo de quaresma seria dedicado à caminhada da juventude. “Queridos jovens, o segundo domingo da quaresma entrará no calendário da Arquidiocese. Vamos todos rezar juntos no alto da montanha”, conclamou Dom Gil.

Durante o trajeto, de aproximadamente uma hora, os participantes levaram a réplica da Cruz dos Jovens, símbolo da Jornada Mundial da Juventude. Chegando ao local, Dom Gil deu a benção final e a juventude toda animada realizaram em seus grupos lanche partilhado.

Por Ana Maria Roberto – do Setor Juventude

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email