Amazônia: Pulmão do mundo, coração da Igreja

Amazônia: Pulmão do mundo, coração da Igreja

Teve início na tarde desta terça, 9 de setembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), o Encontro Rede Eclesial Pan-Amazônica. O evento tem como objetivo lançar as bases a partir do diálogo, articulação e construção de consensos sobre a missão eclesial na Amazônia a partir da criação de uma visão conjunta de uma Rede Eclesial Pan-Amazônia que atue de forma articulada.

Na cerimônia de abertura estiveram presentes o arcebispo da Arquidiocese do Maranhão e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva que deu algumas pistas para o bom êxito do encontro e o Arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, definiu, em sua fala, a Amazônia como coração da Igreja.

Pistas para o Encontro

“Quero saudar a todos e todas com título maior: Irmãos, irmãs! Saúdo especialmente os companheiros da mesa e dizer da alegria da CNBB em acolher este encontro”, dessa forma dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís do Maranhão e vice-presidente da CNBB, acolheu os participantes com os votos de um encontro frutuoso.

Dom Belisário, em seguida, trouxe à reflexão trechos do documento da CNBB A Igreja e a questão agrária brasileira no início do Século XXI. Segundo ele, esse documento pode inspirar o encontro, pois traz os clamores, os gritos dos povos da terra, das águas, da floresta.

“O documento pormenoriza os clamores dos povos indígenas, os primeiros habitantes desta Terra. Sabemos que esses povos têm carregado uma cruz muito pesada. O clamor dos quilombolas, remanescentes de pessoas negras escravizadas, que fugiram em busca de um pouco de liberdade. O clamor dos se terra e dos assentados. O clamor dos ribeirinhos e pescadores. O clamor das cidades, falando da terra, lembramos as cidades construídas em cima de solos, a qualidade de vida para a maior parte dessa população é muito precária, falta quase tudo.

O clamor dos assalariados e dos trabalhadores em situação análoga a escravidão. No Brasil isso tem acontecido especialmente na Amazônia. O clamor, finalmente, da própria Terra”, e nesse clamor o arcebispo cita na integra o número 73 do documento: “A expansão agrícola, sob a exclusiva hegemonia do capital e do dinheiro, levou para o campo o modo industrial de produção, comum ao capitalismo e ao socialismo, substituindo os policultivos por monocultivos, que mais se parecem com desertos verdes, numa veloz destruição da fauna e da flora locais, levando à extinção diversas espécies e afetando, de forma brutal, toda a biodiversidade existente”, o bispo ressalva que esses clamores precisam estar presentes no encontro pois é obrigação conhecer melhor as causas e as razões da situação de opressão em que vivem as  populações.

Por fim, dom Belisário falou da realidade do estado do Maranhão como exemplo que não se deve repetir, ele lembra que o estado é tido como pré Amazônia, o portal da Amazônia. “O Maranhão, num período de pouco mais de cinco décadas houve a ocupação dos vales úmidos, especialmente pelos retirantes da seca nordestina. A transformação da terra em mercadoria, trouxe a derrubada das matas, a expulsão dos posseiros, a plantação de capim para a criação de gado ou de grãos para a exportação e a plantação de eucalipto para a produção de celulose.

O resultado final não tem sido bom. A produção de commodities é para exportação e não para o consumo interno. Concentração de riqueza, a miséria urbana e dos habitantes originários, temos entre 7 ou 9 povos indígenas reduzidos à miséria e os quilombolas”, advertiu o arcebispo que ainda insistiu que no encontro não sejam esquecidos esse clamores.

Amazônia coração da Igreja

Dom Sergio da Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Brasília, acolheu os participantes evidenciando a integração das populações do Distrito Federal, “Aqui há a integração de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, uma mistura, síntese de diversas culturas”, salientou o arcebispo e desejou que esses valores possam servir de luzes para a construção da Rede Pan-Amazônica, que é o pulmão do mundo mas que torne-se o coração da Igreja.

O núncio apostólico no Brasil, Giovanni D’Aniello, manifestou augúrio de que o encontro atinja os resultados esperados. “Faço votos em que a construção da Rede Eclesial Pan-Amazônica alcance resultados esperados, mas sobretudo, que através de seu testemunho evangélico, possa contribuir para que se desenvolva a família humana com uma sempre maior disposição de habitar a Terra segundo a justiça. Sabendo que no concreto da criação existe muito mais que o simples convite a atenção à ecologia, mas sim ter a presença do Deus criador que deu o mundo ao homem para que seja o seu custódio, não só para si, para os outros”, concluiu o núncio.

Os participantes a partir de suas experiências e expectativas buscam nestes dias de encontro  estabelecer ações em comum para a construção Rede Eclesial Pan-Amazônica que permita animar, legitimar e consolidar e articular um processo de articulação Pan-Amazônico a curto, médio e longo prazo. Bem como definir o objetivo da Rede, seu modo de proceder, as estratégias fundamentais, as metas e sua estrutura organizacional.

O encontro visa ainda aprofundar a problemática das mudanças climáticas e a definir propostas, como Rede, tomando do como ponto de partida a 20º Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP20) que acontece em dezembro de 2014, na cidade de Lima, Peru.

Participam do evento, representantes  do Departamento de Justiça e Solidariedade da Conferência Episcopal Latino-Americana (CELAM DEJUSOL), Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB),  Secretaria da América Latina e Caribe da Cáritas (SELACC),  Confederação Latinoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), e o Conselho Pontifício para a Justiça e Paz do Vaticano.

Leia também: “Escutem os clamores da Amazônia”, pede dom Belisário

“Unir forças para testemunhar o Reino lá onde a vida clama”, diz presidente da CLAR

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email