Alunos trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades carentes

Alunos trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades carentes

Jovens fazem ação social na cidade de Criciúma (SC)

O projeto é realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade 

Entre 19 e 26 de janeiro, cerca de 500 jovens, alunos e ex-alunos de uma escola particular que possui unidades no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, passaram parte das férias de forma diferente. No lugar da praia, viagens e descanso, o grupo vivenciou a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Fazenda Rio Grande (PR), Criciúma (SC), Ponte Serrada (SC) e São Paulo (SP).

A ação fez parte do projeto da Missão Solidária Marista (MSM), realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade desses jovens e da própria comunidade, a fim de que se tornem agentes de transformação social. Antes de partir para a missão, cada grupo preparou uma programação com uma série de atividades que foram elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberam os missionários.

Em todas as ações, a finalidade era promover a integração com a realidade encontrada, bem como junto às comunidades verificar suas prioridades. Aconteceu a reforma e reparos de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças). Também houve momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.

De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária favoreceu a educação para a Solidariedade, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social. Ainda segundo a Pastoral, a realização em quatro locais simultâneos propagou a cultura da solidariedade, uma vez que favoreceu a participação de um número maior de jovens e, assim, contribuiu também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo.

Solidariedade 

Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Por: Lívia Lima

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email