Alunos trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades carentes

Publicado em 27 de janeiro de 2014 Por Seja o primeiro a comentar!

Jovens fazem ação social na cidade de Criciúma (SC)

O projeto é realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade 

Entre 19 e 26 de janeiro, cerca de 500 jovens, alunos e ex-alunos de uma escola particular que possui unidades no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, passaram parte das férias de forma diferente. No lugar da praia, viagens e descanso, o grupo vivenciou a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Fazenda Rio Grande (PR), Criciúma (SC), Ponte Serrada (SC) e São Paulo (SP).

A ação fez parte do projeto da Missão Solidária Marista (MSM), realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade desses jovens e da própria comunidade, a fim de que se tornem agentes de transformação social. Antes de partir para a missão, cada grupo preparou uma programação com uma série de atividades que foram elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberam os missionários.

Em todas as ações, a finalidade era promover a integração com a realidade encontrada, bem como junto às comunidades verificar suas prioridades. Aconteceu a reforma e reparos de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças). Também houve momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.

De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária favoreceu a educação para a Solidariedade, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social. Ainda segundo a Pastoral, a realização em quatro locais simultâneos propagou a cultura da solidariedade, uma vez que favoreceu a participação de um número maior de jovens e, assim, contribuiu também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo.

Solidariedade 

Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Outras informações, acesse: www.solmarista.org.br

Por: Lívia Lima

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais