Alunos Maristas trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Alunos Maristas trocam descanso das férias por semana solidária em comunidades do Paraná, Santa Catarina e São Paulo

De 19 a 26 de janeiro, cerca de 500 jovens, alunos e ex-alunos Maristas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, passarão parte das férias de forma diferente. No lugar da praia, viagens e descanso, o grupo vivenciará a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Fazenda Rio Grande (PR), Criciúma (SC), Ponte Serrada (SC) e São Paulo (SP).

A ação faz parte do projeto da Missão Solidária Marista (MSM), realizado todos os anos, desde 2005, com o objetivo de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade desses jovens e da própria comunidade, a fim de que se tornem agentes de transformação social. Antes de partir para a missão, cada grupo preparou uma programação com uma série de atividades que foram elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberão os missionários.

Em todas as ações a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como junto às comunidades verificar suas prioridades. Como exemplo, está prevista a reforma de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças, entre outros). Também terá momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens.

De acordo com o Setor Pastoral do Grupo Marista, a Missão Solidária favorece a educação para a Solidariedade, por meio da imersão em comunidades em vulnerabilidade social. Ainda segundo a Pastoral, a realização em quatro locais simultâneos almeja propagar a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo.

A Rede Marista de Solidariedade

A Rede abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista. A Instituição Marista tem status consultivo na Comissão de Direitos Humanos da ONU, por meio da Fundação Marista de Solidariedade Internacional. A rede desenvolve iniciativas para a efetivação dos direitos da criança, como o Centro Marista de Defesa da Infância. Representantes da Rede Marista de Solidariedade participam de conselhos, fóruns e redes nas áreas de educação, direitos da criança e do jovem, assistência social e saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional. A rede também atende diretamente cerca de 16 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, de maneira contínua, em 25 unidades sociais e nos programas de bolsas de estudo para a Educação Básica, Profissional e Ensino Superior.

Fonte: Assessoria de Imprensa Colégio Marista

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email