Alegres servidores do Amor no sertão do Ceará

Publicado em 23 de outubro de 2017 Por Seja o primeiro a comentar!

Entre os dias 12 e 14 de outubro de 2017, 100 jovens de 8 dioceses do Estado do Ceará vivenciaram a III Missão Jovem da Juventude Missionária do Regional Nordeste I na Paróquia de São Sebastião em Monsenhor Tabosa, cidade do sertão  cearense, distante 293 quilômetros de Fortaleza, localizada na Diocese de Crateús.

Iluminada pelo tema “Jovens Missionários, alegres servidores do amor” e pelo lema “Fazei tudo o que eles vos disser” (Jo 2,5), a missão envolveu toda a Diocese e teve a participação de jovens da Pastoral da Juventude, de Padres, religiosas e do próprio bispo diocesano Dom Ailton Menegussi que animou todos os jovens a permanecer firmes no caminho da missão, vestindo a sua melhor roupa que é a alegria e o amor de anunciar Cristo.

A Missão Jovem tem como objetivo animar missionariamente os jovens através de visitas, encontros com a juventude, idosos e crianças, visita as escolas e encontros com agentes de pastoral das comunidades, etc. Durante esses dias, os jovens fizeram parte da vida de 30 comunidades da Paróquia, vivenciando as dificuldades e aprendendo com a resistência daqueles que não desistem da vida mesmo diante de tantas adversidades.

A falta de água, de políticas públicas, o grande número de jovens em drogadição e a falta de perspectiva são algumas das problemáticas identificadas pelos jovens missionários nas 22 comunidades de interior e nos 8 bairros da cidade. Porém, a alegria foi uma constante durante a missão que ocorreu durante as festividades de Nossa Senhora Aparecida.

O jovem Gileno Oliveira da Arquidiocese de Fortaleza fala da importância da Juventude Missionária no seu despertar missionário: “A cada passo que dou percebo e descubro o sentido de cada detalhe da vida. A missão regional em Monsenhor Tabosa reavivou ainda vez mais esse espírito não só em mim, mas senti a energia modificada em cada missionário e morador daquela cidade”.

Ítalo Silva, da Juventude Missionária na paróquia São João Bosco, em Juazeiro do Norte conta que, para ele, “a missão foi uma coisa linda de se viver: primeiramente, saber o que se passa no coração de cada um; segundo, conhecer a realidade do próximo e beber da simplicidade de Monsenhor Tabosa me agradou ao extremo”.

Padre Adriano Cândido, Pároco de Monsenhor Tabosa, disse que os refrões “é missão de todos nós” e “juventude missionária, inquieta e solidária” ficarão para sempre marcados em seu coração e agradeceu a cada jovem que se dispôs a vir a essa cidade e deixar a sua alegria e testemunho para o povo e todas as comunidades.

Ismael Carlos, coordenador da Diocese de Crateús, afirma que a esperança de crescer com a fé em Deus nos impulsiona a um futuro de alegria. Ele pode vivenciar nesses dias com maior intensidade o amor pulsante que vibra de alegria nele por poder servir o próximo.

A missão encerrou no dia 14 de outubro com uma grande romaria que reuniu pessoas de todas as comunidades e bairros de Monsenhor Tabosa e que contagiaram a todos com a alegria do Evangelho por uma igreja em saída. Após a caminhada uma missa campal foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Crateús que enviou a todos para a missão permanente na vida de todos aqueles que precisam do anúncio de Cristo.

Lucas Guerra, Coordenador Estadual da Juventude Missionária, afirma que a experiência da Missão Jovem Regional transformou ao longo dos anos o rosto da Juventude Missionária do Ceará, fortalecendo o seu carisma e criando uma identidade e uma espiritualidade que só é possível quando nos dispomos ao encontro verdadeiro com os irmãos. “A experiência missionária enche de ânimo de alegria todos aqueles que se dispõe a ir ao encontro do outro”, disse.

Em 2018 a IV Missão Jovem ocorrerá na Diocese do Crato – Ceará.

Informações: Coordenação Estadual da Juventude Missionária-CE.

/tags

/leia mais

/deixe seu comentário

/redes-sociais

/siga nossas redes sociais