Agência Parresia parceira no subsídio da Semana Missionária

Agência Parresia parceira no subsídio da Semana Missionária

A Agência Parresia, especializada em comunicação católica, foi a responsável pela criação do projeto gráfico do Manual de Instruções da Semana Missionária. O manual foi desenvolvido pela CNBB e será distribuído para todas as 276 dioceses do Brasil, e tem como finalidade esclarecer e orientar quanto a vivência para a Semana Missionária, período que antecederá a JMJ RIO 2013.

Os trabalhos desenvolvidos pela Parresia são marcados pelo profissionalismo aliado a espiritualidade, e sempre surpreendem em qualidade técnica e visual moderno. A equipe da agência é composta por profissionais com diferentes formações, entre eles estão; publicitário, jornalistas, designers, programadores, tecnólogo, desenvolvedor de sistemas para internet e administrador de empresas. Todos os trabalhos desenvolvidos têm como foco principal atender as demandas comunicacionais da Santa Igreja.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a Agência Parresia e sobre o processo criativo do Manual de Instruções da Semana Missionária, entrevistamos o gerente da agência, Ricardo Gomes:

1) Como foi para a Agência Parresia realizar este trabalho em parceira com a CNBB?

Desde quando recebemos o convite para produzirmos o manual, ficamos muito gratos a Deus pela oportunidade e, principalmente, por podermos contribuir com a Igreja do Brasil na elaboração deste material tão importante. Com um pouco mais de dois anos de fundação, temos a convicção de que em tão pouco tempo podermos trabalhar em unidade com a CNBB, é a confirmação de que o próprio Jesus tem estado a nossa frente a cada passo. Sabemos que o que vivemos é algo novo, para nós e para a Igreja. Somos uma equipe de profissionais que se decidiram por trabalhar com a comunicação católica. Acreditamos que esta experiência é resposta do Espírito Santo ao apelo da Igreja para que avancemos na evangelização através dos meios de comunicação. Em uma sociedade marcada pelos avanços na qualidade da comunicação, é fundamental que a Igreja se atente a profissionalização dos materiais desenvolvidos.

2) Conte-nos um pouco sobre a criação do Manual de Instruções para a Semana Missionária.

Após recebermos o conteúdo fornecido pela CNBB, definimos três etapas para a elaboração do subsídio: a criação da Identidade Visual, a elaboração do Projeto Gráfico e a Diagramação. Descrevemos um pouco sobre cada uma delas:

Identidade Visual; aprofundamos os estudos sobre a marca da JMJ RIO 2013 e as peças oficiais apresentadas pela organização. Nosso objetivo era manter a unidade com o material oficial da JMJ, remetendo a sinergia existente entre a Semana Missionária e a Jornada. Nesta etapa, optamos por explorar como conceito para a criação da capa o tema da Semana Missionária, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Projeto Gráfico; pesquisamos muitos materiais produzidos para as jornadas anteriores, além de diversos livros focados na juventude. Buscamos identificar tipos de diagramação como referências para que pudéssemos criar uma peça moderna e “clean”, porém sem perder a riqueza e a tradição da Igreja Católica. Foi de suma importância também, identificar e pesquisar o público alvo, já que o manual teria que ser atrativo para o público jovem e ao mesmo tempo para os Bispos e Padres de todo o Brasil.

Diagramação; o trabalho final foi realizado a partir das diretrizes que já havíamos definido na elaboração do projeto gráfico. Nosso objetivo era produzir uma diagramação moderna, criativa e ousada, que proporcionasse vida e movimento à peça. Buscamos também criar um material leve, que além da modernidade, fosse eficiente quanto à leitura e compreensão do conteúdo.

3) Quantos profissionais foram envolvidos na produção do material?

Ao todo a agência contou com seis profissionais para a concretização do Manual de Instruções, sendo três designers, um publicitário, um agente de tráfego e agente de atendimento. O gerenciamento do projeto ficou sob a responsabilidade do Vinícius de Souza, gerente do setor de design da Parresia.

4) Qual a missão da Agência Parresia?

Nascemos para comunicar a melhor e maior notícia de todos os tempos, a notícia que se atualiza a cada dia, que pode transformar o mundo: o amor de Deus. Uma história cheia de Parresia, a ousadia que brota do coração de Jesus. Nossa equipe é formada por profissionais qualificados, que mesmo em meio à diversidade de propostas e oportunidades em nosso mundo contemporâneo, tomaram uma decisão; ser de Deus e para Deus. Muito mais do que atender as necessidades comunicacionais da Santa Igreja, nascemos para provocar. Não uma provocação humana, imatura ou descabida.

O que vivemos é fruto da ação do Espírito Santo em nosso meio, que nos provoca diariamente a não acomodarmos, a irmos além, na certeza de que para Jesus devemos fazer sempre o melhor.

Vivemos uma experiência profunda com o Amor de Deus, somos fruto desta experiência, que se manifesta a cada trabalho que executamos. Nossa missão; apresentar o Cristo. Nosso modelo; São Paulo. Nosso desafio; em nossa pequenez, refletir a grandeza de Deus. É isto o que comunicamos.

5) E daqui para frente o que a Agência espera?

Na Parresia é assim, o Pai manda, o Filho administra, o Espírito Santo trabalha, e a gente rala muito pra fazer o que Ele quer! Esperamos caminhar fiéis a esta moção que o Senhor nos concedeu. Estamos vivendo um período de muitas modificações internas, adequando a crescente demanda de novos trabalhos. Estamos de mudança para uma sede nova, um espaço maior e projetado para comportar cerca de 40 profissionais, um pouco grande para nós, já que hoje somos 16. Mas percebemos que à medida que entregamos os trabalhos, novas oportunidades surgem naturalmente. Acreditamos que é o reconhecimento pelo amor com o qual produzimos cada peça. Estamos nos estruturando para atender com qualidade a todo o Brasil. Para isto, nosso site está sendo preparado para receber os pedidos e fornecer ao cliente o acompanhamento de todo o processo de produção, da solicitação de orçamento até a entrega final do seu material personalizado.

Conheça mais da Agência Parresia: www.agenciaparresia.com.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email