Aconteceu em Brasília o IV Encontro Provincial das lideranças juvenis estigmatinas

Aconteceu em Brasília o IV Encontro Provincial das lideranças juvenis estigmatinas

Entre os dias 21 a 23 de abril de 2017, a Pastoral Juvenil Estigmatina (JUVEST), da Província São José realizou, no Centro Estigmatino de Pastoral, em Brasília, o IV Encontro de jovens líderes e estiveram presentes 29 jovens.

Os encontros provinciais das lideranças juvenis têm o compromisso de evangelizar outros jovens a com a partilha das experiências já vividas e são organizados a partir da escuta daqueles que participarão. Para este evento, o tema escolhido foi “O Encarceramento Juvenil” para apresentar a realidade de jovens menores infratores que estão no sistema socioeducativo e com o desafio de purificar o olhar, às vezes preconceituoso, ecoar vozes de defesa pela vida destes jovens e lutar por possíveis meios de transformação destas realidades.

O encontro contou com a assessoria do Pe. Isaac Celestino de Assis, CSS, e Ir. Alef Miguel, assessores provinciais da juventude; da advogada Cláudia Duarte; da servidora pública Carolina Plentz de Andrade, da unidade de internação do Recanto das Emas; da jovem Juliana Duarte; e da equipe provincial de jovens: Bruna Lima, Edviges Guimarães e Thiago Bicalho.

O encontro iniciou-se com o almoço, na sexta-feira, dia 21 de abril. No período da tarde, o Pe. Isaac fez a acolhida, conduziu uma dinâmica de apresentação e memória dos encontros anteriores. Em seguida, aconteceu a apresentação dos objetivos e a programação do encontro. Ainda, o professor e religioso Alef Miguel escutou cada realidade juvenil em forma de troca de experiências dos trabalhos de evangelização juvenil nas paróquias e obras. A noite, os jovens participaram do espetáculo: “Quando se calam os anjos”, na Caixa Cultural, que retrata a precariedade das relações humanas.

No sábado, os participantes foram à UNIRE (Unidade de Internação do Recanto das Emas (UNIRE) e lá conheceram os desafios do sistema, a partir da partilha da diretora da unidade, Carolina Plentz de Andrade, e também, puderam conversar com os jovens menores em conflito com a lei, escutar os anseios e desejos dos mesmos. Já à tarde, a assessora e advogada Cláudia Duarte, a partir das ressonâncias dos jovens líderes estigmatinos, expôs questões desta realidade juvenil com o intuito de inspirar a todos a lutarem por mais vida, mais direito e mais humanização. O segundo dia, encerrou-se com um luau.

No domingo pela manhã, a equipe provincial de jovens conduziu a avaliação do encontro. Em seguida celebrou-se a Eucaristia com a comunidade Paroquial. Passou-se para alguns encaminhamentos: Romaria da juventude a Aparecida, SP, no final do mês de abril; a Missão jovem estigmatina, a ser realizada de 15 a 18 de junho, no Santuário N. S. D’ Abadia, em Uberaba, MG; entrega dos subsídios para 2017, vídeo do IV encontro e outros. Houve um apelo para que haja um planejamento das atividades, no trabalho de rede e na formação continuada. Muito obrigado a todos que acreditam nos jovens, eles são o presente de nossa história. Não deixemos que roubem deles a esperança de dias melhores. Continuemos no testemunho de uma Igreja em saída, preferencialmente pela vida das juventudes.

Por Pe. Isaac Celestino de Assis, CSS.

Animador vocacional provincial, Assessor da pastoral juvenil e Secretário executivo do CEP.

cep@estigmatinos.org.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email