A vibrante juventude católica

A vibrante juventude católica

Leia também:

Jovens, vamos a Madrid?

O curioso é que este evento, tão ou mais expressivo que os grandes acontecimentos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, é promovido pela Igreja Católica tão frequentemente rotulada de antiquada ou retrógada e até mesmo envelhecida. Mas os números comprovam: A Igreja está bem viva e bem jovem!

São prova disso a quantidade de referências à Jornada Mundial da Juventude que podemos encontrar na internet. Uma rápida busca no Google apresenta aproximadamente 381 mil resultados em 0,08 segundos; se preferir abreviar e colocar JMJ encontrará aproximadamente quase 5 milhões de resultados em 0,06 segundos.

A JMJ é um legado do Papa João Paulo II. Em 1986, ele reuniu jovens de todo o mundo para a 1ª Jornada Mundial da Juventude. Em 1997, contrariando a expectativas de vários setores da sociedade e da imprensa, o evento realizado em Paris bateu recorde de público com cerca de 1,5 milhão de jovens. Por ser realizado em um país de tradição laica, os jovens surpreenderam o mundo ao atender prontamente o pedido do Papa e invadirem em massa as ruas da capital francesa.

Assim, a JMJ se renovou a cada nova geração de jovens católicos. De acordo com o agora beato João Paulo II, “o principal objetivo de uma Jornada Mundial da Juventude é fazer a pessoa de Jesus o centro da fé e da vida de cada jovem para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada iniciativa e compromisso para a educação das novas gerações.

E é para isso que, a cada edição da Jornada, a Igreja em todo mundo se mobiliza. No Brasil, não poderia ser diferente. Em 2011, Madri receberá a maior delegação de bispos e padres brasileiros. Além deles, cerca de 500 jovens de todas as regiões, irão representar diferentes movimentos, pastorais e novas comunidades.  

Madri será palco de uma juventude muito disposta a vivenciar os dias de catequese, shows e missas e dar seu testemunho de fé porque entendeu que esta Igreja está mais viva do que nunca. E para os brasileiros o evento trará uma expectativa a mais: o anúncio do Papa Bento XVI, no último dia do evento, que revelará se o Brasil será a sede da próxima Jornada. Aguarde e espere as notícias que chegarão para você deste grande evento. Mas se você é como São Tomé que precisa ver para crer, que tal ir também? Deixo aqui o site oficial da JMJ para a sua inscrição: http://www.madrid11.com/

Adriano Gonçalves é missionário da Comunidade Canção Nova, apresentador do programa jovem “Revolução Jesus” pela Rádio e TV Canção Nova e autor do livro “Santos de Calça Jeans”, da Editora Canção Nova.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Email